Gustavo Sebba governador? Tucanada sonha alto demais

Wilker Barbosa*

Segundo matéria divulgada por um jornal da Capital, os tucanos podem estar sinalizando que o parlamentar está sendo preparado para disputar o governo do Estado.

Em tempos de vacas magras no ninho tucano goiano, a criatividade de alguns articuladores políticos parece ter ganhado asas — mas não as da razão. Circula por aí, com pompa e circunstância, a ideia de que Gustavo Sebba poderia ser o nome do PSDB para disputar o governo de Goiás em 2026. Isso mesmo: Gustavo Sebba. O deputado estadual que, convenhamos, anda com dificuldades até para garantir a própria reeleição à Assembleia.

É claro que todo partido precisa se renovar — e o PSDB, depois de anos orbitando em torno de Marconi Perillo, mais do que nunca. Mas substituir um líder experiente (ainda que desgastado) por um nome que não empolga nem mesmo em sua base eleitoral é como trocar uma Brasília velha por um patinete sem bateria: não vai pra frente.

Dizer que Sebba está “circulando pelo Estado” como sinal de preparação para o governo é de uma ingenuidade cômica. Todo político em fim de mandato circula: uns atrás de votos, outros atrás de emprego. E no caso dele, parece ser mais o segundo.

Enquanto isso, Marconi, mesmo derrotado nas duas últimas disputas, ainda é o único tucano com densidade política real em Goiás. Apostar que ele vá sair da cena para abrir espaço a Gustavo é o mesmo que acreditar que o Goiás vai ser campeão da Libertadores: possível, sim — mas lá por 2086.

No fundo, tudo isso soa mais como tentativa de inflar um balão vazio. E quem conhece os bastidores sabe: por enquanto, Sebba tem mais chance de sair da vida pública do que de entrar no Palácio das Esmeraldas.

Talvez seja hora de o PSDB parar de sonhar com voos altos e voltar a olhar pro chão. Porque de salto alto, a queda costuma ser maior.

Wilker Barbosa é editor do Blog GO Notícias

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 19129