Caiado ressalta papel da Defensoria Pública como guardiã dos princípios da cidadania

Durante evento em homenagem aos defensores públicos, no Palácio das Esmeraldas, governador destacou parceria que contribuiu para tornar a gestão estadual uma referência nacional. Na ocasião, a primeira-dama recebeu a Medalha de Honra ao Mérito, maior honraria oferecida pela entidade

O papel da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) como guardiã dos princípios da cidadania foi ressaltado pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (7/5), durante uma homenagem ao Dia da Defensoria Pública e do Defensor Público, no Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, Caiado destacou ainda a parceria estreita entre os Poderes constituídos, que contribuiu para tornar a gestão estadual uma referência nacional de eficiência e respeito ao dinheiro público.

Durante seu discurso, Caiado reforçou o compromisso do governo em ampliar o acesso à justiça e fortalecer o sistema de proteção aos direitos sociais. “A nossa parceria é indiscutível e, desde que assumi o governo, a Defensoria Pública sempre está sentada à mesa das decisões. O espírito público é fundamental para que as pessoas enxerguem aqueles que vivem em situações precárias no nosso estado. Cidadania não é apenas um apoio, é a independência que o cidadão deve ter para não precisar da mão do Estado para sobreviver”.

“O trabalho da Defensoria Pública é silencioso, muitas vezes invisível para muitas pessoas, mas absolutamente essencial para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária. Ela está presente nos momentos mais decisivos da nossa atuação social”, afirmou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, ao receber a Medalha de Honra ao Mérito, maior honraria oferecida a personalidades que contribuíram para a implementação, estruturação, fortalecimento e respeito à autonomia da entidade.

O chefe do Executivo goiano frisou o cuidado da instituição ao conceder uma honraria como essa. “Eles são exigentes para que possam entregar essa comenda a uma pessoa, e isso engrandece e reconhece o trabalho que você tem feito, é uma pessoa atenciosa durante todo esse nosso período de governo à frente da área social do Estado”.

“Hoje entregamos essa honraria para Gracinha Caiado, nossa primeira-dama do Estado, porque não há dúvidas quanto à relevância e a importância do seu reconhecimento, o seu diálogo para todos esses requisitos da resolução, que foi aprovada em unanimidade”, afirmou o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, que foi reconduzido ao cargo para os anos de 2025 e 2026.

No dia 5 de maio foi celebrado o Dia da Defensoria Pública e os 14 anos da DPE-GO. Já o Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público é celebrado em 19 de maio. Atualmente, a Defensoria Pública goiana conta com 134 defensoras e defensores públicos em seu quadro, presentes nas comarcas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Inhumas, Trindade, Luziânia e Valparaíso de Goiás.

Fotos: Junior Guimarães, Rômullo Carvalho e Lucas Diener

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18996