Caiado inaugura colégio para mais de 500 estudantes na Região Leste de Goiânia

Obra que substituiu antiga estrutura de placas de cimento do Colégio Estadual Dom Fernando I recebeu aporte de R$ 3,4 milhões do Tesouro Estadual

Em mais uma iniciativa para deixar no passado as precárias escolas de placas, o governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (7/5), a nova sede do Colégio Estadual Dom Fernando I, no Jardim Dom Fernando I, Região Leste de Goiânia. A unidade, que recebeu R$ 3,4 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, vai atender 530 estudantes nos turnos matutino e vespertino. “O que estamos fazendo em Goiás é uma revolução na educação”, definiu Caiado.

Durante o evento, o governador lembrou que a substituição das escolas de placas é parte de um compromisso com a educação. “Esse colégio estava abandonado, com estrutura precária, mas agora temos uma unidade moderna, toda climatizada, acessível, equipada com materiais novos, e com um ambiente que respeita alunos e professores”, detalhou ele. “Não há obra mais estruturante que investir na educação. A educação proporciona dignidade, cidadania e oportunidade”, continuou.

O governador também ressaltou que o Estado tem atuado para garantir ensino gratuito e completo. “Aqui em Goiás, os pais não precisam gastar um centavo para manter seus filhos na escola. Nós garantimos o uniforme, alimentação, material didático e uma estrutura de qualidade. É um trabalho conjunto que envolve o Governo, por meio da Secretaria de Educação, com apoio da Assembleia Legislativa”, acrescentou.

Estrutura
A antiga estrutura do Colégio Estadual Dom Fernando I era composta por placas de cimento pré-moldadas. Agora, o espaço conta com cinco blocos de alvenaria, 12 salas de aula, cozinha com refeitório, bloco administrativo, quadra coberta, central de gás, pontos de acessibilidade e de prevenção a incêndios. A unidade, que estava em funcionamento desde abril, abriga duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 16 turmas de Ensino Médio.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, contou que, em 2023, recebeu uma ordem direta do governador para substituir todas as escolas de placa. “Essas estruturas, construídas ainda nos anos 1990, estavam ultrapassadas e inadequadas para o ensino. Já derrubamos 29 escolas de placa e reconstruímos com alvenaria. Outras 45 estão em obras; 27 serão entregues no próximo ano. Estamos avançando, com planejamento, equipe e compromisso com a educação pública de qualidade”, explicou.

Diretora do Colégio Estadual Dom Fernando I, a professora Idalisa Brasil compartilhou um depoimento emocionado. “Tenho 38 anos de Estado e há 15 esperava por essa escola. Antes, o prédio era insalubre, abandonado, sem estrutura, e com salas extremamente quentes. Uma vez o teto até caiu. Hoje, recebemos um colégio de verdade. Temos salas organizadas, estrutura nova, quadra coberta e nossos alunos estão uniformizados, com todo o material necessário. Essa escola devolve dignidade a toda a comunidade”, relatou.

Fotos: André Saddi

Legenda do vídeo: Governador ressalta que o Estado tem atuado para garantir ensino gratuito e completo: “Nós garantimos o uniforme, alimentação, material didático e uma estrutura de qualidade”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18992