Caiado defende investimentos em energia limpa e destaca papel do agro na transição energética

Governador participou da abertura da 8ª Safra Mineira de Açúcar e Etanol, em Uberaba (MG), e afirmou que o Brasil lidera o caminho da descarbonização global

O governador Ronaldo Caiado ressaltou o protagonismo do agronegócio na produção de energia renovável e defendeu mais investimentos no setor, nesta sexta-feira (25/04), durante a abertura da 8ª Safra Mineira de Açúcar e Etanol, em Uberaba (MG). Na ocasião, Caiado afirmou que tecnologia, inovação e ciência transformam a forma de energia a ser consumida no mundo. “Nosso avanço na produção de cana-de-açúcar e etanol mostra que o Brasil é o único país capaz de atender a demanda mundial por descarbonização da atmosfera”.

O chefe do Executivo goiano destacou ainda que a energia é o grande desafio do cenário mundial hoje. “Nós não podemos perder este grande momento porque a nossa economia e o agronegócio possuem muito potencial nessa área. Temos a cana-de-açúcar, o etanol, a compostagem, a evolução para o etanol de segunda geração, a perspectiva do combustível de aviação, assim como o biometano, que já estamos produzindo em Goiás”.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também evidenciou a importância do agronegócio para o avanço na produção de energia renovável. “Quando eu assumi o ministério, um dos primeiros eventos que participei foi em Goiás, para visitar uma fábrica de etanol, junto ao governador Ronaldo Caiado. Na ocasião, Caiado me falou da importância de ampliar a participação do agronegócio nas energias, dando mais vigor à participação do etanol e do biodiesel a essa rede”.

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), responsável pelo evento, tem capacidade de processamento de cerca de 10 milhões de toneladas de cana. No ciclo 2023/2024, atingiu 716 milhões de toneladas de produção de açúcar, 338 mil metros cúbicos de etanol e 381,4 mil MWh de energia gerada. O anfitrião e presidente do Conselho de Administração da CMAA, José Francisco de Fátima Santos, ressaltou o desenvolvimento do estado goiano na produção de cana-de-açúcar. “Quero agradecer ao estado de Goiás, que nos recebeu de portas abertas e parabéns pelo desenvolvimento desse estado”, disse ao lembrar a visita que fez ao estado goiano para troca de experiências do ramo.

O evento marcou ainda os 50 anos do Proálcool, programa que instituiu novos paradigmas no mercado brasileiro de energias renováveis e se tornou exemplo para o mundo em geração de emprego, renda e economia de baixo carbono. “É uma honra Uberaba sediar esse evento, que tem uma visibilidade nacional, que fala de um setor que é forte, que é unido, que é propositivo e que tem um trabalho sustentável”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.

Produção
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2024/2025 de cana-de-açúcar, Goiás deve alcançar 78,5 milhões de toneladas geradas, se consolidando como o terceiro maior produtor do país na área, atrás apenas de São Paulo e do líder, Minas Gerais. Na safra 2023/2024, o Brasil bateu recorde no setor sucroenergético, com 713,2 milhões de toneladas produzidas.

Hoje, Minas Gerais detém mais de 11% da produção nacional. Na última safra observada, o estado da região Sudeste gerou 81,4 milhões de toneladas de cana. Uberaba é atualmente a detentora da maior produção de cana no Brasil e conta com 138 mil hectares e produtividade média de 97,30 toneladas por hectare.

Fotos: Kamila Rodrigues/Solis

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18859