Audiência em Queda: O Desafio das TVs de Notícia no Brasil

De acordo com dados exclusivos do Poder360, que o Blog do Alan Ribeiro e o Portal do Alan t v acesso, que obteve acesso às medições da Kantar Ibope, os cinco principais canais de TV de notícia do Brasil – GloboNews, CNN Brasil, Jovem Pan, Record News e BandNews – registraram, em 2024, uma audiência média diária de apenas 111.792 espectadores ao longo das 24 horas. Esse número, que representa o total de pessoas que, simultaneamente, sintonizam esses canais, equivale a aproximadamente 0,05% da população brasileira.

A GloboNews lidera a audiência com 0,13 pontos, ou seja, cerca de 60.554 telespectadores. Em seguida, há um empate entre CNN Brasil, Jovem Pan e Record News, cada uma com 0,03 ponto, enquanto a BandNews atinge 0,02 ponto.

Os dados indicam que, nos períodos de maior audiência – que vão da tarde (das 12h às 17h59) até a noite (das 18h às 23h59) – o total médio de espectadores simultâneos chega a 153.714. No pico desses horários, entre janeiro e dezembro de 2024, a audiência atingiu uma média de 195.636 pessoas durante a tarde, o que mostra uma perda de 41.922 telespectadores ao longo de seis meses.

Especificamente à tarde, a GloboNews alcança sua melhor marca, com uma média de 88.502 espectadores assistindo simultaneamente, embora esse número tenha sofrido uma queda de 27.948 em comparação com seis meses atrás, quando contava com 116.450 telespectadores. Entre os programas, “O É da Coisa”, apresentado por Reinaldo Azevedo na BandNews, é o que reúne a maior audiência, alcançando 41.922 espectadores.

Essa conjuntura evidencia uma realidade preocupante para as TVs de notícia, que apresentam uma audiência consistentemente baixa ao longo do dia. Apesar da elevada qualidade jornalística e da presença de analistas competentes – como Reinaldo Azevedo e outros profissionais que prezam por análises isentas e não tendenciosas –, a falta de atenção do público reflete uma transformação na forma como a comunicação é consumida atualmente.

Em um cenário onde o entretenimento digital, as séries, os filmes e os conteúdos virais das redes sociais disputam incessantemente a atenção dos espectadores, a concentração no jornalismo, que exige mais reflexão, se torna cada vez mais desafiadora.

Além disso, casos recentes, como o episódio em que o líder do União Brasil, ACM Neto, teve sua influência questionada, durante o lançamento da pré-candidatura do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado – também do União Brasil –, reforçam a necessidade de valorizar e preservar aqueles profissionais que mantêm uma postura imparcial e comprometida com a qualidade da informação, exercendo seu papel sem julgamentos ou vieses.

Entretanto, opiniões tendenciosas ou até maliciosas têm comprometido a credibilidade de algumas emissoras, fazendo com que, além da queda na audiência, a confiança do espectador também seja perdida.

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Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

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