Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito no Teatro Sesi

Concerto em celebração à música romântica europeia será protagonizado pelos compositores Dukas e Beethoven. Esta é a quarta noite dedicada às obras dos “Pioneiros” da música clássica no mundo

A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta na próxima quinta-feira (17/4), às 20h, no Teatro Sesi, com entrada gratuita. Conduzido pelo maestro Neil Thomson, o quarto concerto da temporada “Pioneiros” fará uma jornada pelo romantismo clássico europeu, por meio de peças do francês Paul Dukas e do alemão Ludwig van Beethoven. As composições chamam atenção pelo estilo melodramático, mesclados por movimentos inesperados, e até audaciosos para aquele período.

Para a primeira parte do programa, foi escolhida a “Sinfonia em Dó”, de Dukas. A peça composta no final do século 19 é considerada como a obra que encerra o período romântico da música francesa. Já para a segunda parte do programa, a vez é do compositor alemão Ludwig van Beethoven. A peça é a primeira das sinfonias do músico, e traz à tona a sua inquietude, por meio de um diálogo entre os instrumentos de cordas e sopros.

A temporada de 2025, “Pioneiros”, faz uma homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam. Os concertos gratuitos são um convite para celebrar obras-primas, como é explicado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. “Na Temporada 2025, trazemos uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo”, avalia.

Filarmônica
Reconhecida como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo. O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.

Serviço
Assunto: Concerto da temporada “Pioneiros” da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Quinta-feira (17/4), às 20h
Onde: Teatro Sesi, Avenida João Leite, 1013, Santa Genoveva, Goiânia (GO)
Entrada Gratuita

Foto: André Bianchi

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18713