Responsabilidade do Guardião e a Necessidade de Arrependimento

BOM DIA!
Devocional em Ezequiel 33

Texto base:
“Filho do homem, se eu disser ao ímpio: Certamente morrerás, e tu não falares para avisar ao ímpio, para que se converta do seu caminho, o ímpio morrerá na sua iniquidade, mas eu de sua mão demandarei o seu sangue.” (Ezequiel 33:8)

Ezequiel 33 marca uma mudança importante na mensagem de Deus ao Seu povo, pois Deus enfatiza a responsabilidade de cada indivíduo, especialmente a dos profetas e líderes espirituais, de avisar o povo sobre o perigo do pecado e da rebelião. O profeta é comparado a um sentinela (ou guardião), encarregado de alertar sobre a destruição iminente, como um vigia que vê o inimigo se aproximando e deve soar a trombeta para advertir todos. Se ele falhar, ele será responsável pelas vidas perdidas.

Além disso, Deus revela que Ele deseja que o ímpio se arrependa e viva, e não pereça. Ele não se agrada da morte do ímpio, mas da sua conversão. Esse capítulo chama a atenção para o papel da responsabilidade pessoal: cada um, tanto o líder espiritual quanto o indivíduo, é responsável por suas escolhas diante de Deus.

Deus também afirma que Ele dará oportunidade ao arrependimento, mas que, se as pessoas persistirem no mal, sofrerão as consequências de suas ações. Contudo, o arrependimento sincero traz perdão e restauração.

Aplicação para a Vida
  • Temos uma responsabilidade como testemunhas. Assim como o profeta era responsável por alertar o povo, nós também temos o dever de compartilhar o evangelho e alertar aqueles que vivem em pecado sobre o juízo vindouro.
  • Deus deseja que todos se arrependam. Ele não se alegra com a condenação, mas com a salvação. O convite ao arrependimento é sempre uma oportunidade de restaurar o relacionamento com Deus.
  • A responsabilidade de viver em retidão é pessoal. Não podemos culpar outros por nossas escolhas. Cada um deve responder por suas ações diante de Deus.

Oração:
Senhor, ajuda-me a ser fiel na minha missão de alertar os outros sobre a necessidade de se arrepender e viver para Ti. Que eu também possa viver de maneira íntegra, respondendo à Tua Palavra com obediência e arrependimento. Amém.

Que possamos ser fiéis sentinelas, compartilhando a verdade do evangelho e vivendo em conformidade com a vontade de Deus!

Diácono Túlio Vaz
Shabbat Shalom!
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18591