Projetos goianos ganham espaço na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Iniciativas de alunos e professores da rede pública estadual foram selecionadas por pesquisadores da USP entre 2,7 mil inscritos de todo o país

Dois colégios da rede pública estadual representaram o talento e a inovação de Goiás em um dos maiores eventos científicos estudantis do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2025). Os projetos desenvolvidos pelos estudantes goianos foram selecionados entre 2,7 mil inscritos de todo o país. A 23ª edição da Febrace começou na segunda-feira (24/3) e termina nesta sexta-feira (28/3), na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Os representantes goianos foram iniciativas de estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, e do Cepi Osvaldo da Costa Meireles, de Luziânia. Com orientação de professores da rede pública estadual, eles apresentaram os projetos “Empoderando Jovens: Possibilidade do Uso da Impressora e Modelagem 3D em Atividades Socioeducacionais em um Centro de Atendimento Socioeducativo” e “Produção de Bioplástico e Larvicida a partir da Casca do Jatobá”, respectivamente.

No primeiro caso, a iniciativa do grupo do Cepi Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, propõe o uso da tecnologia para auxiliar na reintegração social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O estudante Daniel Lauvrs, um dos responsáveis pelo projeto, expressou sua gratidão: “Estou realizando um sonho. Agradeço à minha orientadora e coorientadora, Cleide Thatiane Ribeiro, pelo apoio fundamental nessa jornada”.

Bioplástico e larvicida
O projeto “Produção de Bioplástico e Larvicida a partir da Casca do Jatobá” teve início na Feira de Ciências e Tecnologia organizada pelo Cepi Osvaldo da Costa Meireles, de Luziânia. O trabalho despertou o interesse dos alunos pela leitura e pela escrita científica, incentivando a continuidade da pesquisa até a seleção para a Febrace 2025.

Leia mais  Fim da Escala 6x1: Ameaça ao Crescimento Econômico e ao Valor do Trabalho

A estudante Ana Luiza Mendes Barfknecht, que é da equipe, celebrou a conquista. “Representar Goiás em um evento tão significativo reforça a importância da nossa pesquisa sobre bioplástico e larvicida natural. A troca de conhecimento com outros participantes e especialistas amplia nossa perspectiva científica e inspira novas possibilidades para o projeto”, destacou.

Promovida pela Escola Politécnica da USP desde 2003, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2025) é considerada a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. O objetivo é incentivar o desenvolvimento da matemática e das ciências entre os estudantes, promover a inovação e o pensamento científico. As premiações incluem troféus, bolsas de estudo e credenciais para feiras nacionais e internacionais.

Foto: Seduc Goiás

Secretaria da Educação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18550