
O verão, que iniciou às 06h20 do dia 21 de dezembro de 2024, chega ao fim. A estação do outono iniciou hoje às 06h02, no hemisfério sul, e vai até 20 de junho de 2025 às 23h42.
O outono engloba os meses de abril, maio e junho, sendo caracterizado pelo equinócio de outono, quando os dias e as noites possuem a mesma duração de 12 horas.
Sendo uma estação de transição entre o verão e o inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições do tempo, como também a gradativa redução das precipitações em nosso Estado, Goiás, pois estamos caminhando para o nosso período de estiagem (seco).
A estação do outono caracteriza-se também pelas primeiras incursões de massas de ar frio pelo continente, mas a probabilidade de chegada em Goiás ainda é baixa.
Estamos em neutralidade climática, sendo que a condição da temperatura da superfície do Oceano Pacífico está dentro da média. Os prognósticos apontam que, no período de abril para maio, permaneceremos em neutralidade.
Tendências para abril, maio e junho de 2025
Abril: Último mês da estação chuvosa. Os prognósticos indicam precipitações irregulares, temperaturas acima da média e umidade relativa do ar em declínio.
Maio: Precipitação dentro da média histórica e temperaturas acima da média. Início do período seco, com umidade relativa do ar baixa. Focos de queimadas começam a aparecer, consequentemente piorando a qualidade do ar (poluição atmosférica com fuligem, poeira e outros elementos particulados).
Junho: Precipitação dentro da média histórica, temperaturas acima da média e umidade relativa baixa. Aumento das queimadas e piora da qualidade do ar.
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO