
Ao participar do lançamento da campanha de prevenção ao câncer de intestino, na cidade de Goiás, o vice-governador afirmou que o atual governo “colocou em prática”, na saúde, o que antes era apenas “discurso político”
Ao cumprir agenda nesta quarta-feira (19/3), na primeira capital do estado, o vice-governador Daniel Vilela colocou um “divisor de águas” entre os avanços conquistados na saúde pelo Governo de Goiás e o que classificou como “promessas vazias” de gestões anteriores ao governador Ronaldo Caiado. Daniel esteve na antiga Vila Boa para o lançamento da campanha “Março Azul”, de prevenção ao câncer de intestino, que contou com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet.
“Este governo colocou em prática o que antes era apenas um discurso político: a regionalização da saúde, oferecendo serviços públicos de qualidade em diferentes regiões do estado e conforto melhor e maior acesso dos goianos a exames, consultas com especialistas, cirurgias e atendimentos de urgência e emergência”, afirmou o vice-governador em discurso na Policlínica Estadual da região do Rio Vermelho, na cidade de Goiás. “Esta unidade em que estamos é o exemplo máximo disso.”
Diante de um público formado majoritariamente por profissionais da saúde, incluindo médicos de outros estados, como Paraná e Rio de Janeiro, Daniel Vilela foi categórico ao afirmar que o setor, em Goiás, “tem avançado muito”, “atendendo os goianos de forma digna” e “garantindo-lhes melhor qualidade de vida”.
“O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva quintuplicados nos últimos anos, e hoje somos com quase mil unidades na capital e no interior do estado. Os mais de 20 hospitais estaduais prestam atendimento com total eficiência”, indicou. “O tempo das promessas vazias, da omissão e da negligência com os pacientes ficou para trás e não vai voltar”, sentenciou.
Prevenção
Ainda na Policlínica da cidade de Goiás, Daniel fez um apelo às mulheres goianas para que incentivem seus filhos, pais e companheiros a se submeterem a exames específicos que possam detectar o câncer de intestino. O vice-governador justificou o pedido por conta de tabus e preconceitos que rondam alguns homens e os impedem de procurar ajuda médica.
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer intestinal é o terceiro tipo mais fatal no Brasil, afetando anualmente mais de 45,6 mil pessoas. A doença afeta principalmente indivíduos com 45 anos ou mais e aqueles com histórico familiar. A fim de sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce, Daniel Vilela apresentou o relato de um membro de sua família que recentemente adoeceu e, com o tratamento adequado, foi curado.
Cora Coralina
Após o lançamento da campanha Março Azul, a vice-governadora e a ministra Simone Tebet seguiram para o centro histórico da antiga Vila Boa. Ambos são correligionários e também têm em comum o fato de que seus pais, respectivamente Maguito Vilela e Ramez Tebet, foram senadores na mesma legislatura. Daniel acompanhou a ministra em visita à casa da escritora e poetisa Cora Coralina.


Vice-Governadoria – Governo de Goiás