Saúde realiza ações de orientação e prevenção às ISTs na semana que antecede o Carnaval

Objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e combate ao preconceito

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza ao longo da próxima semana, período que antecede o Carnaval 2025, uma série de atividades de orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e combate ao preconceito relacionado às ISTs. Além disso, as ações visam orientar sobre o PEP (Profilaxia Pós Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré Exposição ao HIV).

A primeira das ações ocorre nesta segunda-feira (24/2), a partir de 8h, no Terminal Praça A, em Goiânia, e consistirá na entrega de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV às pessoas que passarem pelo local. Na terça-feira (25), a equipe da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da Pasta levará a ação ao Terminal Novo Mundo. Já na quinta-feira (27) a iniciativa ocorre no Terminal Padre Pelágio e incluirá, ainda, a testagem de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

“É importante reforçar que a testagem é indicada para a população em geral, independentemente de sexo e/ou orientação sexual e a execução do teste rápido é simples e confiável, não necessitando de jejum para realização. O resultado é sigiloso e fica pronto em alguns minutos”, explica a coordenadora de Assistência às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES-GO, Polyanna Ribeiro Guerreiro.

Na sexta-feira (28), uma grande ação está programada para ocorrer na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Hidrolândia, no Km 125. Na ocasião, os colaboradores do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), em parceria com a PRF, realizarão uma blitz educativa para alertar sobre esses temas.

Leia mais  Solenidade empossa Ronaldo Caiado em segundo mandato como governador de Goiás

Na ocasião, serão distribuídos 500 kits de prevenção com preservativos femininos e masculinos, 500 autotestes de HIV, além de materiais informativos. O local foi escolhido por se tratar de ponto estratégico de acesso a importantes destinos turísticos do estado e de trânsito para diversas regiões do país.

Além dessas ações, a Pasta distribuiu nos últimos dias insumos de prevenção e autotestes de HIV para diversas entidades civis, órgãos, universidades e a trabalhadores(as) do sexo em bairros específicos de Goiânia. A SES-GO firmou, ainda, uma parceria com a Triunfo Concebra para disponibilização de preservativos aos motoristas nos quatro pedágios do estado durante o período de Carnaval. Ao longo de 2024, a Pasta distribuiu mais de 6,5 milhões de preservativos masculinos e femininos para todos os municípios goianos, instituições e ONGs.

PrEP e PEP
A Profilaxia Pré Exposição ao HIV (PrEP) é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Dessa forma, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. Já a Profilaxia Pós Exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após terem tido uma exposição de risco, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou com rompimento do mesmo) e acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou em contato direto com material biológico).

Para ter eficácia, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco (de preferência nas primeiras 2 horas e em até 72 horas) e deve ser tomada por 28 dias. Por ser um medicamento emergencial, é disponibilizado em unidades de saúde que funcionam 24 horas, como por exemplo nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “É importante esclarecer que tanto a PEP como a PREP são métodos de prevenção que não substituem o uso do preservativo nas relações sexuais (orais, anais e vaginais), uma vez que este é um dos métodos mais eficientes para prevenir, não apenas HIV, mas todas as ISTs existentes”, reforça Polyanna Ribeiro.

Leia mais  Economia goiana é a que mais cresce no país em novembro

Cenário das ISTs
Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, foram registrados em Goiás 3.845 casos de HIV, dos quais 3.059 na população masculina e 778 na população feminina, além de 302 casos em gestantes. No mesmo período foram notificados 1.101 casos de Aids. A faixa etária de maior contaminação entre adultos é de 20 a 39 anos (67% dos casos). Quanto à Sífilis, foram verificados 20.460 casos, sendo 1.047 deles de sífilis congênita (quando transmitida da gestante para o bebê) e 6.282 em gestantes. Entre 2023 e 2024 foram notificados, também, 739 casos de Hepatite B e 869 casos de Hepatite C no estado.

Serviço
Confira a programação

  • Dia 24/2 (Segunda-feira), das 8h às 11h – Terminal Praça A, Goiânia
  • Dia 25/2 (Terça-feira), das 8h às 11h – Terminal Novo Mundo, Goiânia
  • Dia 27/2 (Quinta-feira), das 8h às 11h – Terminal Padre Pelágio, Goiânia
  • Dia 28/2 (Sexta-feira), às 8h – Unidade Operacional da PRF na BR-153, em Hidrolândia, no KM 125

Fotos: Iron Braz

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18064