Em grande encontro do setor, Daniel Vilela reconhece esforço de lideranças jovens do agronegócio

Vice-governador também destacou importância de profissionais sempre buscarem qualificação e capacitação para lidar com evolução constante da agricultura e pecuária

Ao exaltar a força do agronegócio e sua contribuição para o desenvolvimento do Estado de Goiás, o vice-governador Daniel Vilela encorajou lideranças jovens do setor a sempre buscarem níveis superiores de profissionalização. “A agricultura e a pecuária têm evoluído a passos largos. Isso nos impõe desafios, como o de agregar maior valor aos nossos produtos e o de termos indústrias cada vez mais pujantes e modernas. A necessidade de vocês se capacitarem e se qualificarem passa por aí”, afirmou.

A declaração do vice-governador foi registrada neste sábado (14/12) durante a abertura do Encontro Estadual de Lideranças do Agro, realizado no Centro de Convenções da PUC-GO, em Goiânia. A plateia, com milhares de pessoas que lotaram o local, era formada majoritariamente por jovens ligados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) – estas duas promotoras do evento – e a sindicatos rurais de diferentes regiões do estado.

“O mercado, inclusive o externo, tem demandado profissionais cada vez mais eficientes e extremamente bem preparados. Portanto, não fiquem acomodados. E também prestigiem e valorizem aqueles que eu chamo de ‘mais experientes’ porque foram o esforço e o empenho deles que permitiu que chegássemos até aqui. Eles deram o norte, e agora cabe a nós darmos sequência a este trabalho”, incentivou o vice-governador.

Daniel – cujo discurso foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado, pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner; pela deputada federal Marussa Boldrin; e por secretários de Estado – também destacou que, naquele contexto, o Governo de Goiás “tem feito sua parte” ao atrair empresas e indústrias estrangeiras que podem potencializar o agronegócio goiano.

Leia mais  Caiado cobra ações efetivas do governo federal no combate às queimadas no país

Ele citou como exemplo uma multinacional chinesa que deve se instalar em Goianésia para produzir amônia e, posteriormente, com o uso desta matéria-prima, fabricar fertilizantes – produto que hoje é importado em larga escala pelo Brasil. Ainda antecipou negociações com um grande grupo logístico que deve investir no escoamento de grãos, ligando estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul aos principais portos do país.

“Nosso estado tem um potencial enorme. Por isso aproveitem ao máximo as condições [para aperfeiçoamento] que são proporcionadas por entidades como Faeg e Senar. Porque todos vocês, principalmente os produtores rurais, são resilientes, que trabalham muito para que o agronegócio faça diferença na nossa balança comercial – nos garantindo superávit mensal – e impacte até mesmo o Produto Interno Bruto brasileiro. Se não fosse o agro, os números do PIB nacional seriam catastróficos”, finalizou.

Fotos: André Costa

Daniel Vilela participa de grande encontro com lideranças jovens do agronegócio goiano

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17733