Caiado apresenta sucesso da educação goiana em evento nacional

Com o 1º lugar no Ideb, Goiás é reconhecido pela gestão técnica das unidades escolares. Governador apresenta avanços na área durante encontro da organização Todos pela Educação, em Brasília

Referência na educação brasileira, com o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governador Ronaldo Caiado foi convidado para apresentar os avanços de Goiás na área durante evento nacional com prefeitos eleitos e reeleitos das maiores cidades do país, nesta quinta-feira (05/12). Durante o encontro “Educação como Prioridade”, realizado pela organização Todos pela Educação, em Brasília, Caiado expôs o bom desempenho da rede estadual de ensino, apresentada como um case de sucesso.

A escolha de gestores escolares de forma democrática e com base em critérios técnicos é apontada pelo governador como um dos fatores para o sucesso de Goiás nos índices educacionais. O estado teve a melhor nota do país no ensino médio, com média 4,8, no Ideb. “Graças ao empenho de toda a equipe da secretaria de Educação, da secretária Fátima Gaviolli, nós chegamos nessa posição de primeiro lugar. E agora temos que continuar trabalhando para alcançar uma nota ainda maior”, ressaltou. O estado ocupou posição de destaque em um dos painéis do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, ao lado de Pernambuco e Piauí.

A diretora-executiva da organização Todos pela Educação, Priscila Cruz, apontou que Goiás é um exemplo que chama a atenção e deve ser analisado por outros estados. “Goiás já é o primeiro lugar na qualidade da educação e eles estão crescendo, o que é muito desafiador. Há uma preocupação muito grande do governador que é o da blindagem política, do cuidado com a secretaria e de dar prioridade à área”, comentou. “Se fizermos da educação a nossa prioridade, não tenho dúvidas que ninguém segura esse país”, finalizou Priscila.

Leia mais  Governo de Goiás reabre período de matrículas escolares para ano letivo de 2023

Em Goiás, os gestores escolares são escolhidos por meio de consulta pública junto à comunidade escolar, precedida por critérios técnicos de mérito e desempenho. Durante a consulta pública, é feito o registro do voto direto e secreto, o que afasta a possibilidade de indicações e interferências políticas. O último processo seletivo foi realizado em 2023, composto por 10 etapas de caráter eliminatório e classificatório, restrito a servidores do quadro efetivo da rede. Os eleitos são acompanhados diariamente e devem cumprir metas estabelecidas pela Secretaria da Educação ao longo do mandato, que possui duração de dois anos.

Para o governador, esse modelo ajuda a explicar o bom desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano. “Trouxemos a experiência de Goiás em como chegar ao primeiro lugar, em como motivar cada vez mais nossos professores e alunos a continuarem se empenhando na educação e superando ainda mais a nota”, arrematou Caiado, ao colocar a Secretaria Estadual de Educação de Goiás à disposição dos prefeitos interessados.

Caiado ressaltou ainda que, desde 2019, o Governo de Goiás destinou mais de R$ 7,4 bilhões para a área, o que viabilizou a construção de 30 novas escolas, além da reforma de todas as unidades estaduais. Com foco no bem-estar e incentivo para estudantes, o governo distribui uniformes, materiais escolares, bem como equipamentos eletrônicos. Também foi criada a Bolsa Estudo, que destina R$ 110,00 mensais aos alunos e inspirou o Ministério da Educação no desenvolvimento do programa Pé de Meia.

Outros estados
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reconheceu a posição de destaque ocupada por Goiás e comentou que a meta é que haja uma competição saudável entre os estados, visando sempre a melhoria da educação brasileira. “Temos que nos comparar para poder melhorarmos todos juntos”, enfatizou. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ressaltou que a educação “tem começo, meio e não tem fim”, tendo seus frutos colhidos diariamente. “Temos que ter um direcionamento e objetivos, visando a melhoria da qualidade de ensino”, disse.

Leia mais  Falta de energia causa falta de água em Ipameri

O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas reuniu prefeitos eleitos e reeleitos de cidades com mais de 500 mil habitantes para debater o futuro da educação brasileira. O evento contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do prefeito eleito por Goiânia, Sandro Mabel.

Fotos: Hegon Correa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17409