BOM DIA!
A primeira proposição do versículo 13 explica as palavras iniciais do versículo 11.
No versículo 11 diz: “Revesti-vos”, façam uso de todas as defesas e armas adequadas para repelir os ataques e no versículo 13 diz: “tomai toda a armadura de Deus”; nós “nos revestimos” por “toma-la”, ou seja, por apropriação, tornando-a como nossa.
“Para que possais resistir”, resistir é o oposto de ceder, de ser desarmado, derrubado por tentações malignas; isso significa que defendemos o nosso campo, lutamos contra o mal e resistimos ao Diabo.
“Para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”; “ficar firmes” é o oposto de um sono preguiçoso ou uma fuga covarde.
No Getsêmani eles não ficaram firmes, mas deitaram-se e dormiram no posto do dever.
Não é de admirar que pouco depois eles “O abandonaram e fugiram”!
“Estai, pois, firmes” é tudo o que Deus nos ordena a fazer em nosso conflito com o Diabo. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”.
O Cristão está engajado em uma guerra. Há uma luta diante dele, portanto, a armadura é urgentemente necessária.
É impossível que nós permaneçamos firmes contra as astutas ciladas do Diabo, a menos que usemos as provisões que Deus fez para nós.
Não é alguém imaginário, e nem inimigos comuns que temos que enfrentar; mas espirituais, sobre-humanos, invisíveis.
Os inimigos buscam destruir a fé e produzir dúvida.
Eles procuram destruir a esperança e produzir desespero. Eles querem destruir a humildade e produzir orgulho. Eles procuram destruir a paz e produzir amargura e malícia. Eles procuram evitar o nosso gozo das coisas celestiais.