Levantamento inédito sobre o ecossistema de inovação de Goiás foi apresentado à plateia do Rec’n’Play, maior festival de tecnologia e inovação do Brasil, que acontece em Recife
O Hub Goiás apresentou o Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação no maior festival de tecnologia e inovação do Brasil, o Rec’n’Play, que acontece em Recife (PE). A apresentação foi feita nesta sexta-feira (08/11). Os dados, inéditos, serão usados para aprimorar as políticas públicas voltadas para o fomento à inovação no estado. O espaço de funcionamento do Hub Goiás é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti).
O levantamento apresentado no festival foi feito pelos técnicos do Hub Goiás, primeiro Centro de Excelência público em Empreendedorismo Inovador da região Centro-Oeste, em parceria com o Porto Digital, que gere o espaço, e mapeou 212 startups e 104 empresas inovadoras em Goiás. Além disso, foi mostrada uma série de ambientes inovadores e instituições de ensino que podem ser integrados para gerar um ecossistema de relevância no estado. O mapeamento completo pode ser visto no link http://abre.go.gov.br/mapeamentohubgoias.
“O mapeamento é importante porque aumenta a capacidade dos atores do ecossistema de fazerem conexões entre si, e, em nível de governo, nos dá oportunidade de elaborar políticas públicas melhores, porque passamos a ter uma interação mais produtiva com os ambientes de inovação e com as empresas”, destaca o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Raphael Martins. Ele explicou que, na prática, o mapeamento “vai melhorar as políticas públicas que oferecemos aos goianos. E, agora, todo o país sabe disso”.
Para Johnny Laranjeira, superintendente de Inovação do Hub Goiás, “todo desenvolvimento ou construção de um ambiente de inovação hoje se faz baseado em dados, por isso a informação assertiva direciona a estratégia que estamos buscando.” “Apresentar esse trabalho realizado no ecossistema goiano como um exemplo para o Brasil, em um festival de tecnologia e inovação de relevância nacional, pode levar a conectividade desse ecossistema muito mais longe.”
Um ambiente de 2 mil metros quadrados localizado no Setor Leste Universitário, em Goiânia, o Hub Goiás foi projetado para ser um escritório compartilhado de trabalho público e gratuito, com espaços multifuncionais para realização de reuniões, capacitações e eventos abertos à comunidade, com planos para abrigar programas de aceleração de novos negócios. Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Hub Goiás já apoiou mais de 120 novos negócios inovadores e realizou mais de 300 eventos voltados para a inovação, impactando mais de 11 mil pessoas.
O espaço é gerido e operado pelo Porto Digital, empresa responsável por um dos maiores distritos de inovação da América Latina e um dos principais ambientes de inovação do Brasil.
Foto: Secti
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás