Em encontro com embaixadores, vice-governador apresentou potencialidades do estado e afirmou que governo goiano está de “portas abertas” para novas parcerias comerciais
O vice-governador Daniel Vilela abriu diálogo com o corpo diplomático de 22 países com o propósito de captar investimentos internacionais para Goiás. Em reunião realizada na tarde de sexta-feira (18/10) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ele apresentou a 14 embaixadores e oito representantes oficiais de embaixadas sediadas em Brasília (DF) as potencialidades do estado.
A expectativa, segundo o vice-governador, é de que eles repliquem, junto a empresários e investidores, os dados que demonstram o quão vantajosas são a expansão de seus negócios ou a aplicação de capitais em solo goiano. “Este governo está de portas abertas para novas parcerias comerciais e para o fortalecimento daquelas que estão em curso. Sejam muito bem-vindos ao melhor estado do Brasil”, destacou Daniel, que representou o governador Ronaldo Caiado durante o encontro com embaixadores.
“Temos sido visitados por representantes de países de diversos continentes. Vários já vieram ao estado por mais de uma vez e comprovaram este momento extraordinário que Goiás tem vivido”, ressaltou o vice-governador, cuja exposição feita aos diplomatas foi mesclada por informações sobre a economia goiana, segurança pública, educação e programas sociais com estatísticas que corroboravam suas falas.
Após citar a alta aprovação da gestão estadual, com índices que ultrapassam 80% segundos os institutos responsáveis por este tipo de pesquisa, Daniel deu ênfase ao Produto Interno Bruto goiano: na variação acumulada nos últimos 12 meses, o crescimento do PIB de Goiás foi de 2,2%, enquanto no acumulado no ano de 2024, o resultado foi de 1,6%. O de 2023 chegou a ultrapassar o PIB nacional: 4,4% ante 2,9%. “Estamos entre os três estados que mais crescem no Brasil”, ressaltou.
O vice-governador, na sequência, tratou de segurança pública, com destaque para a queda, pelo sexto ano consecutivo, dos índices de criminalidade no estado, conforme atestam recente levantamento da Pasta responsável divulgado neste mês de outubro.
No tema “Educação”, Daniel Vilela abordou o primeiro lugar conquistado pelo Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e concluiu com a confirmação, via Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que Goiás ocupa o segundo lugar no ranking de estados que mais reduziram os níveis de pobreza. “Conseguimos levar milhares de família a um patamar com melhor qualidade de vida”, apontou.
Competência
A representante diplomática de Gana, Abena Pokua, afirmou estar “honrada” por ter encontrado um governo disposto a tratativas comerciais com outros países. “Aqui, nesta mesa, encontram-se nações de diferentes governos e economias, com muitos desafios após a pandemia de Covid-19. É muito gratificante discutir a superação destes obstáculos e construir laços com um time tão competente como este do Governo de Goiás”, disse ela, que falou em nome de todos os embaixadores.
Também participaram da reunião o secretário-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, e o titular da Secretaria de Estado da Retomada, Cesar Moura. Ambos reforçaram a diligência do Governo Estadual em receber missões internacionais.
Presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi falou do trabalho voltado à capacitação e qualificação da mão de obra. A entidade foi a responsável pela articulação do encontro do vice-governador com os embaixadores, que estão em Goiânia para participarem da 2ª edição da Expo Fecomércio, maior evento do setor de bens, serviços e turismo da região Centro-Norte.
Fotos: Jota Eurípedes
Vice-Governadoria – Governo de Goiás