Distribuidora cai 11 posições no levantamento do órgão e reforça busca pela excelência no atendimento ao cliente e foco no trabalho de reconstrução no Estado
Em menos de dois anos de atuação, a Equatorial Goiás reduziu expressivamente os índices de reclamações, segundo o ranking divulgado pelo Procon do Estado. Ocupando atualmente o 12º lugar, a distribuidora recuou 11 posições, desde o início da concessão, quando era considerada a empresa com maior número de solicitações.
Para o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, esse resultado traz satisfação à empresa e é reflexo do trabalho intenso que o Grupo Equatorial tem desenvolvido nesses meses de concessão. “A opinião dos nossos clientes é extremamente importante para definirmos ações de reforço na qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas também que ainda temos muito trabalho pela frente e nós mantemos nossa atuação firme para transformar, cada dia mais, a realidade do setor elétrico em Goiás. Sabemos do nosso desafio e estamos determinados na recuperação da rede e na entrega de uma energia de qualidade aos goianos”, ressalta.
Restruturação do atendimento
A concessionária aposta em um novo modelo de atendimento nas agências, diferentemente do que vinha sendo feito. Ao assumir a gestão em Goiás, a companhia implementou um modelo de gestão e atendimento que já é executado pelo Grupo Equatorial em outros estados e tem apresentado excelentes resultados: a descentralização do atendimento e implantação de cinco superintendências e 10 regionais. Através de um novo modelo de contrato âncora comercial, a distribuidora reforça às portas abertas para as demandas dos clientes dentro das agências e dos canais de atendimento virtual. Assim, o cliente na ponta consegue ter mais voz e demandas atendidas. O esforço é intenso também para buscar a redução das solicitações de serviços que estavam atrasados na ouvidora e da Aneel, dando agilidade nos retornos e contatos com os clientes.
O trabalho implementado passa ainda por um canal direto com o Procon, através de atendimento exclusivo para orientações e esclarecimentos sempre que o órgão entender necessário. A distribuidora mantém contato constante com o Órgão de Defesa do Consumidor para atender solicitações e buscar aperfeiçoar seu modelo de atendimento em todas as regiões de Goiás. As ações são refletidas neste momento na satisfação dos clientes e consequentemente queda no número de reclamações junto ao Procon.
Recuperação da rede elétrica
Ao assumir a concessão goiana, a Equatorial Goiás realizou um diagnóstico completo da rede elétrica, onde foi identificado que quase 50% das unidades transformadoras de distribuição de energia apresentavam sobrecarga, 72% dos circuitos eram monofásicos (com apenas um recurso de fornecimento) e 14% dos ativos da concessão depreciados. No trabalho de reconstrução do sistema elétrico de Goiás, foram investidos mais de R$ 2 bilhões, somente em 2023.
A Equatorial executa um intenso plano de restruturação do sistema elétrico no estado. Desde o ano passado, a distribuidora aumentou em 42% as manutenções preventivas para melhorar a confiabilidade da rede elétrica. Em 2024, foram realizadas mais de 135 mil km de inspeções detalhadas na rede elétrica, correções em 164 mil pontos críticos, mais de 2,6 mil km de limpeza de faixa de servidão e mais de 237 mil podas de árvores em todo estado. Essas ações preventivas, visam garantir maior estabilidade no fornecimento de energia durante o período chuvoso.
A companhia destaca a entrega de cinco novas subestações, modernização e ampliação de 161 unidades. Exemplos são os complexos de alto tensão entregues este ano com os equipamentos mais modernos do setor elétrico. Entre eles, a Subestação Jataí JK para atender a região do agro e a Subestação Pirenópolis que atende a região turística de Goiás possibilitando o desenvolvimento do estado. A concessionária construiu também seis novas linhas de distribuição de alta tensão, além da reforma de outras quatro.
No primeiro semestre de 2024, foram concluídas mais de 160 mil obras, 99% além do programado. No segundo trimestre deste ano, as metas foram superadas em 152%, com quase 170 mil obras. Já no terceiro trimestre, 170% das obras previstas foram concluídas e mais de 182 mil obras finalizadas.
Trabalhômetro
A distribuidora reforça que a população pode ter acesso as ações e acompanhar em tempo real o trabalho que está sendo realizado pela distribuidora, por meio do Trabalhômetro, uma plataforma pioneira entre as distribuidoras do país. Acesse em: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/
“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, dia após dia. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos na distribuidora. A rede que encontramos era degradada, assim, investimos muito no trabalho de reconstrução e gradativamente vamos evoluindo na qualidade do serviço que ofertamos em Goiás”, afirma Lener.
Investimentos
Desde 2023 a distribuidora de energia entregou a reforma de mais de 20 agências de atendimento no Estado. Algumas delas são nas cidades de Goiânia, Anápolis, Padre Bernardo, Campos Belos, São Miguel do Araguaia, Niquelândia, Valparaíso de Goiás, Iporá, Uruaçu, Palmeiras de Goiás, Goianira, Goianésia, Jaraguá, Rubiataba, Firminópolis, Alto Paraíso de Goiás, Quirinópolis, Formosa e Caiapônia.
As obras integram um grande pacote de investimentos nas instalações da distribuidora em toda a área de concessão, incluindo as agências e mais 11 bases operacionais, nas cidades de Rio Verde, Morrinhos, Uruaçu, Formosa, Anápolis, Jataí, Firminópolis, Iporá, Luziânia, Quirinópolis e Trindade. No total, a empresa investiu mais de R$ 33 milhões nesse projeto somente em 2023, que tem continuidade em 2024.
A Equatorial Goiás dispõe de 72 agências e 168 postos de atendimento presencial em toda a sua área de concessão. Todos os endereços podem ser acessados aqui: https://go.equatorialenergia.com.br//wp-content/uploads/2024/04/ENDERECOS-DE-POSTOS-E-AGENCIAS-DE-ATENDIMENTOS-30-04.pdf
Os clientes também podem procurar os canais digitais da empresa: Assistente Virtual Clara, disponível para todos os clientes, basta enviar um ‘Oi’ para o número (62) 3243-2020 e ter à disposição serviços como: consulta de débitos, emissão de segunda via de conta, código para pagamento e informar sobre falta de energia. A Agência Virtual pelo site: www.equatorialenergia.com.br, só escolher a opção Goiás para solicitar segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo e faturas, informar falta de energia e religação, lembrando que é preciso ter em mãos a unidade consumidora e o CPF do titular, assim como o Aplicativo da Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS. Os clientes ainda contam com a Central de Atendimento, 0800 062 0196, com ligação gratuita, 24 horas por dia, sete dias da semana.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 14 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².