BOM DIA!
Os anjos disseram aos discípulos que assistiam à ascensão de Jesus aos céus: “Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (At 1.11). E Paulo disse aos atenienses que um dia Deus julgará o mundo pelo homem a quem levantou dos mortos, o Senhor Jesus Cristo (At 17.31).
As epístolas paulinas revelam uma consciência vívida da proximidade e certeza da volta do Senhor, “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1Ts 5.2); “Perto está o Senhor” (Fp 4.5). Paulo insta com os coríntios para serem cautelosos em fazer julgamentos, uma vez que o Senhor está vindo: “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz das coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações” (1Co 4.5) Em Tito 2.13, ele descreve os cristãos como aqueles que estão “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”. E em Romanos 8.19, ele nos fala de que “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”.
Esse senso profundo da expectativa do segundo advento de Cristo, entretanto, é também encontrado nas epístolas universais. O autor de Hebreus diz: “assim também Cristo, tendo se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hb 9.28). Tiago fala de modo semelhante: “fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8). Pedro enfatiza tanto a certeza da volta do Senhor como a incerteza sobre sua hora: “Logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (1Pe 5.4); “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor” (2Pe 3.10). João insta com seus leitores a permanecerem em Cristo a fim de que, quando ele se manifestar, eles possam ter confiança (1Jo 2.28); mais adiante, ele afirma que quando Cristo efetivamente aparecer de novo, seremos como ele, uma vez que o veremos como ele é (1Jo 3.2).
Shalom! Shalom!
.