Aplicações foram anunciadas após lançamento de programas de incentivo a combustíveis sustentáveis.
A Caramuru Alimentos, empresa goiana voltada para o processamento de soja, milho, girassol e canola, anunciou um investimento bilionário para a produção de bioenergia.
Conforme o portal especializado Empreender em Goiás, serão aplicados R$ 2,2 bilhões em seis áreas estratégicas, incluindo duas fábricas localizadas em Itumbiara (sede) e Ipameri.
Na primeira, a Planta de Produção de Proteína Concentrada de Soja (SPC) receberá recursos para o processamento de farelo hipro para produção de 100 mil toneladas por ano de SPC, além de 40 mil toneladas de melaço.
Já em Ipameri, a aplicação tem como objetivo ampliar a capacidade de tratamento de soja, duplicando o potencial da fábrica, que atingirá as 900 mil toneladas por ano. Assim, a Caramuru poderá aumentar o uso de biocombustíveis renováveis.
Esses investimentos foram anunciados após o Governo Federal sancionar a Lei 14.993/2024, que regulamenta e cria programas de incentivo à produção e ao uso de combustíveis sustentáveis.
Além das unidades localizadas em Goiás, a empresa prevê a destinação de recursos para instalações em Miritituba (PA), Santana (AP), Sorriso e Nova Ubiratã (ambas no MT).