Gracinha Caiado anuncia intercâmbio na Europa a vencedores de desafio de matemática do Aprendiz do Futuro

Coordenadora do Goiás Social recepcionou turma campeã no Palácio das Esmeraldas. Parte do grupo terá experiência de conhecer rota olímpica, na França e na Suíça, com tudo pago

Doze adolescentes do Aprendiz do Futuro, programa que integra o Goiás Social, farão um tour olímpico pela Europa em novembro. Os jovens, que venceram o desafio Aprendizes da Matemática, foram recepcionados nesta segunda-feira (23/9), no Palácio das Esmeraldas, pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. “Esta competição não é apenas sobre números e cálculos, mas uma celebração do potencial de cada um. Vocês mostram que, com foco e dedicação, é possível superar desafios”, disse ela.

A competição contou com mais de 1,2 mil inscritos e teve como principal objetivo incentivar o aprendizado e estimular as habilidades envolvendo a matemática. A classificação foi realizada em etapas, até restarem 30 jovens com o melhor desempenho, todos premiados. A primeira-dama disse que o torneio “significa oportunidade e ferramentas para o futuro de cada jovem”, em linha com o objetivo do programa Aprendiz do Futuro. “Prova disso é que mais de 70% dos beneficiários que deixam o programa conseguem se inserir no meio profissional”, citou Gracinha.

Os primeiros colocados farão uma viagem internacional com todas as despesas pagas. O destino será Paris, na França, que este ano foi sede dos Jogos Olímpicos. Depois, o grupo segue para Lausanne, na Suíça. Conhecida como “Capital Olímpica”, a cidade abriga a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e tem um museu esportivo temático. Outros 10 jovens ganharão smartphones e fones de ouvido, enquanto oito serão contemplados com smartphones.

Preparação intensa
Aluna da rede pública estadual, Izabella Oliveira, de 16 anos, é uma das confirmadas na viagem internacional. A adolescente é de Luziânia e contou que formou uma turma para estudar de forma coletiva, discutindo questões e dialogando sobre a disciplina. “Foi uma preparação intensa. Nos esforçamos muito, e agora vem o resultado”, relatou. “Nem nos melhores sonhos imaginava que fosse chegar tão longe, é incrível”, complementou a estudante.

Leia mais  Operação Nordeste Solidário: Goinfra amplia força-tarefa em Flores de Goiás

Todos os inscritos tiveram acesso a dois aulões de matemática, em parceria com o Sesc/Senac (Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O conteúdo ministrado preparou a turma para a primeira etapa do desafio, a Pílula de Conhecimento, que foi on-line e classificou quem obteve nota igual ou maior que 8,0. Posteriormente, uma avaliação presencial definiu os campeões.

Lançado em 2021, o Aprendiz de Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil. Já atendeu mais de 11 mil estudantes, promovendo a inclusão social por meio da educação e trabalho. Os inscritos, de 14 e 15 anos, recebem salário e benefícios como vale-alimentação e vale-transporte. “Somos um Estado de oportunidades. Hoje, quem quer estudar, se capacitar, se qualificar e buscar uma vaga de emprego, com certeza vai encontrar em Goiás”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Mattos.

O Aprendiz de Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Demà Jovem/Renapsi. “Nosso propósito é trazer educação como a criadora de horizontes e perspectivas para os jovens, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade”, afirmou a conselheira-presidente da Renapsi, Raquel Barbosa. Para ela, a premiação do desafio de matemática representa um “intercâmbio cultural” que vai expandir horizontes dos participantes.

Fotos: Romullo Carvalho

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16513