Gibiteca Jorge Braga celebra 30 anos de história

Precursora em Goiás no incentivo à leitura de quadrinhos, unidade conta com acervo de 17 mil títulos e diversas atividades educativas

A Gibiteca Jorge Braga, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), completa 30 anos neste domingo (22/09). Pioneira no gênero no Estado de Goiás, a unidade é referência em incentivo à leitura de quadrinhos e, há três décadas, contribui para a cultura e a educação, oferecendo acesso gratuito a um acervo de 17 mil títulos, além de diversas atividades educativas.

Com seis mil gibis e onze mil livros, incluindo edições raras, e um acervo que cresce a cada ano, o espaço se mantém como um ambiente acolhedor, com mesas para leitura, tapetes e almofadas, que recebem os leitores, semanalmente, com programações especiais, como as “Férias Literárias” e a “Leitura em Família”.

Inaugurada em 1994, em homenagem ao cartunista goiano Jorge Braga, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos no Estado, a Gibiteca garante o acesso democrático à leitura e incentiva o interesse pelos livros. A unidade atende escolas públicas e privadas e leva livros para eventos sociais e itinerantes por meio do projeto Biblioteca Móvel.

A Gibiteca funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com uma localização centralizada, e atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O espaço cultural também conta com agendamento de visitas de escolas e creches, que pode ser feito pelo e-mail: bibliotecapiovargas.cultura@goias.gov.br.

Fotos: Secult Goiás

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Leia mais  2ª edição do Rock na Veia reúne motociclistas para doarem sangue no Hemocentro de Goiás
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16513