Atividades serão realizadas na capital e no interior para sensibilizar a população sobre importância e nobreza da doação. Durante o mês de setembro, instituições serão iluminadas com a cor verde, que simboliza a vida
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), desenvolve ao longo do mês de setembro uma série de ações com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância e nobreza da doação de órgãos e tecidos para a preservação da vida de várias pessoas. Tais atividades integram a Campanha Setembro Verde e serão realizadas na capital e no interior com a adesão de representantes de instituições, empesas e entidades civis.
“Convidamos os responsáveis por órgãos públicos e privados a iluminar as fachadas com a cor verde”, acentua a gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas. A campanha representa uma oportunidade a mais para os profissionais de saúde transmitirem à população a mensagem de esperança e o significado da doação.
O lançamento solene da campanha será realizado no dia 02/09, às 9 horas, no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), com a presença do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos; do diretor-geral do HGG, José Cláudio Romero e de pessoas envolvidas na doação e transplantes de órgãos e tecidos. Durante o lançamento, serão apresentados depoimentos de uma família que doou órgãos e tecidos de um parente e também de uma pessoa que se submeteu a um transplante de coração, no ano passado.
No dia 27/09, data em que se celebra o Dia Nacional de Transplante, está prevista a realização de uma blitz com a distribuição de material educativo sobre o tema aos motoristas e ocupantes de veículos. A Campanha Setembro Verde também terá, em 29/09, o 3º Pedal pela Vida, onde serão sorteados diversos brindes, incluindo uma bicicleta.
Segundo a gerente de Transplantes da SES-GO, a realização da campanha tem impulsionado o avanço de doações de órgãos e tecidos no Estado e a média de doações mensais sobe após a realização do Setembro Verde. Em 2022, ocorreram 81 doações; no ano passado, 113 famílias se dispuseram a doar os órgãos de um familiar e, neste ano, até o dia 19/08, foram contabilizadas 64 doações. Os dados da SES-GO demonstram que, em 2022, a média de doações de janeiro a setembro era de 5,3. De outubro a dezembro, a quantidade média passou para 11. Em 2023, a média de doações mensais saltou de 8,7 (até setembro) para 11,3, de outubro a dezembro.
Foto: Iron Braz
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás