Inscrições para oficinas no Canto da Primavera 2024 abrem nesta quinta-feira

Interessados podem se inscrever gratuitamente no site do festival. Serão ministradas oficinas de percussão popular e corporal, canto popular e criação musical

As inscrições para participar das oficinas de capacitação musical no 23º Canto da Primavera – Mostra Nacional da Música de Pirenópolis 2024 –, estão abertas a partir desta quinta-feira (15/08). Os interessados precisam preencher formulário até o dia 23 de agosto no site oficial do evento cantodaprimavera.cultura.go.gov.br. Todas as atividades são gratuitas.

As três oficinas ministradas durante o festival, que acontece entre os dias 3 e 8 de setembro, em Pirenópolis, serão: Percussão Popular e Corporal, Canto Popular e Criação Musical (Prática de Conjunto).

Para a oficina de Percussão Popular e Corporal, com Diego Amaral, são reservadas 25 vagas (+ 10 vagas para ouvintes); a oficina de Canto Popular, com Cris Delanno, oferece 20 vagas e mais 10 para ouvintes; já a oficina de Criação Musical fecha a programação com 31 vagas disponíveis e será ministrada por André Marques.

Todas as oficinas serão realizadas entre os dias 4 e 6 de setembro (quarta a sexta-feira) em horários específicos para cada uma, no período da manhã e da tarde, no campus da Universidade Estadual de Goiás em Pirenópolis. Os detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento.

23º Canto da Primavera
O Canto da Primavera é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a correalização da Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento tem como parceiros a Prefeitura de Pirenópolis, a Secretaria de Estado da Retomada, o Goiás Social e o Sesc Goiás.

A Mostra Nacional da Música será realizada entre os dias 3 e 8 de setembro, na cidade de Pirenópolis, e em 2024 conta com um investimento de R$ 3,3 milhões e uma extensa programação totalmente gratuita. Além de 55 artistas regionais e locais, sobem ao palco atrações nacionais: Maria Gadú, na sexta-feira (6/9), viabilizada em parceria com o Sesc Goiás; Marcelo Falcão, no sábado (7/9); e Toni Garrido, no domingo (8/9).

Leia mais  Escola do Futuro Basileu França abre processo seletivo para Corpo Cênico

O festival, que é considerado a maior vitrine da música goiana, contará ainda com oficinas e um estúdio de gravação profissional gratuito para que novos artistas gravem músicas autorais com captação, edição, mixagem e masterização, por meio de seleção via edital.

Serviço

Oficineiros
Diego Amaral
Diego Amaral é licenciado em educação musical pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador de ritmos brasileiros. Integra a Big Band de música brasileira Banda Pequi desde 2004. Foi professor de percussão popular no Conservatório de Artes Basileu França. É o compositor da trilha do espetáculo “Desencontros” da Cia de Dança Basileu França, que estreou em Amsterdam (Holanda), no Its Festival. Em 2014, participou do CD “Brasil in Trio interpreta Alessandro Branco”, como músico percussionista e arranjador. Com o grupo Brasil in Trio, realizou turnês pelas cidades de Madri (Espanha), Évora (Portugal), Paris (França), Zurique (Suíça) e Barcelona (Espanha), Pequim e Shangai (China) e San Francisco (EUA).

Cris Delanno
Cris Delanno é compositora, escritora, intérprete, cantora e musicista. Bacharel em MPB pela UNIRIO, tem 14 álbuns lançados, sendo dois autorais. Autora do CD-livro “Mais Que Nunca É Preciso Cantar”, noções básicas para o canto popular. Começou a cantar no Coral Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro aos cinco anos de idade e foi solista em coral gospel nos EUA: African American Unity Choir. Já dividiu palco e estúdio com nomes como Elza Soares, Leny Andrade, Gal Costa, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Andy Summers (The Police), Emílio Santiago, BossaCucaNova, Ed Motta, Jaques Morelenbaum, Simoninha, Ivan Lins, Martinho da Vila, entre outros.

André Marques
André Marques é pianista, compositor e arranjador. Faz parte do grupo de Hermeto Pascoal desde 1994. Foi indicado ao Grammy Latino duas vezes. Como arranjador, destacam-se seus trabalhos no projeto “Obra Viva – Homenagem a Tom Jobim”, realizado pelo SESC Pompéia, nos quais fez a direção musical e todos os arranjos que tiveram como intérpretes Danilo Caymmi, Rosa Passos, Elza Soares, Thalma de Freitas, entre outros. Em 2017 dirigiu a Hermeto Pascoal Big Band na gravação de seu primeiro CD, que teve a direção musical geral do próprio Hermeto e ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de Jazz.

Leia mais  Vila Cultural Cora Coralina inaugura exposição Individualidades Simultâneas

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17124