Decisão seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral que considerou legítimos os quesitos da consulta aos eleitores.
O juiz eleitoral de Caldas Novas, Flávio Pereira dos Santos Silva, indeferiu o prosseguimento de uma ação de impugnação contra uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Gazeta de Pesquisas, movida pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).
O magistrado já havia negado uma liminar no dia 10 deste mês, por falta de fundamentação nos argumentos do PTC.
A pesquisa, realizada no período de 03 de julho de 2024, foi encomendada pela TV Atual Record News, registrada no Tribunal Superior Eleitoral como exige a lei e divulgada nos meios de comunicação do Estado.
Foram consultados 400 eleitores de Caldas Novas, abordados em diferentes bairros, com variação quanto à idade, sexo, nível de escolaridade e renda dos eleitores.
Os autores da ação sugeriram ao juiz que haveria “suspeita de nulidade na pesquisa”. No entanto, o juiz frisou na sentença que os argumentos não procedem, afirmando que “vez que em simples consulta a citada pesquisa constata-se que os bairros, quantitativo de eleitores e respectivo percentual foram devidamente enumerados pela empresa responsável”.
Por isso, o fundamento do PTC “não demonstra a alegada mácula na pesquisa”, permitindo que o levantamento fosse realizado e divulgado.
O Ministério Público Eleitoral de Caldas Novas também se manifestou favorável à validação da pesquisa, negando o pedido do PTC e ressaltando que não havia “minimamente” a presença de elementos capazes de negar a validade da pesquisa e de seus resultados. Essa posição foi destacada pelo juiz no final da sentença.
Dianteira nas pesquisas
O Instituto Gazeta de Pesquisas tem mostrado nas últimas consultas aos eleitores que o prefeito Kleber Marra (MDB) é o preferido para ser reeleito, com uma vantagem significativa sobre o segundo colocado.
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores são perguntados sobre em quem votariam sem apresentar nenhuma sugestão de nomes, 30,5% afirmaram que votariam em Kleber Marra se o pleito fosse agora. Isso se deve principalmente à avaliação positiva que o prefeito tem entre os moradores de Caldas Novas.
O ex-prefeito Evandro Magal vem em seguida, com a preferência de 21,3% dos eleitores.
Na pesquisa estimulada, onde é apresentada uma cartela aos eleitores com nomes de potenciais candidatos, a preferência por Kleber Marra sobe exponencialmente. O prefeito aparece com 37,5% de preferência dos eleitores, mais de 10 pontos à frente de Magal, que ficou com 27,3%.
A rejeição do ex-prefeito Magal também é maior. Quando perguntados “se as eleições fossem hoje, em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum?”, 25,5% dos eleitores afirmaram que não votariam em Evandro Magal, seguido por Coronel Beleli com 22,3%. Kleber Marra aparece na terceira colocação com 16% de rejeição.
Outros institutos têm mostrado cenários idênticos ao apresentado pelo IGAPE, validando a metodologia da pesquisa e seus resultados.
Kleber Marra mantém a dianteira em todos os cenários, com potencial de crescimento ainda maior com o apoio do governador Ronaldo Caiado, que destaca um portfólio de obras na cidade e a modernização dos serviços públicos, sem qualquer mancha negativa na sua administração.