Caiado e Gracinha visitam Centro de Apoio ao Romeiro e destacam suporte aos fiéis na caminhada da fé

Espaço do Governo de Goiás funciona 24 horas por dia e oferece lanches, área de descanso, banheiros, serviços de saúde, telão com transmissão das missas e capela para orações

Os fiéis que participam da Romaria de Trindade têm à disposição, durante a caminhada da fé, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). Nesta segunda-feira (1º/7), o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, conferiram o atendimento aos peregrinos. No espaço, com funcionamento 24 horas por dia, são oferecidos lanches, área de descanso, banheiros, serviços de saúde, telão com transmissão das missas e capela para orações. Até 7 de julho, a igreja católica espera a visita de 3 milhões de pessoas na Festa de Trindade.

Logo na chegada ao CAR, Caiado ressaltou as melhorias no espaço, que este ano está todo pavimentado, substituindo a brita de anos anteriores. Também houve o aumento do número de serviços na área de saúde. “Aquele que vem nessa caminhada de fé terá todo o nosso apoio”, garantiu. Ele ainda reforçou a atuação conjunta para a realização da romaria. “Ninguém governa sozinho. Essa festa é uma maravilha porque há uma junção do estado, prefeitura e padre Marco Aurélio. Não há disputa. Há um objetivo só: melhorar cada dia mais o atendimento ao romeiro”, concluiu.

O CAR é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e vai funcionar até 7 de julho. A estrutura, que tem capacidade para atender mais de 400 mil pessoas ao longo dos 10 dias de romaria, está localizada no Km 10 da GO-060.

Este ano o espaço conta com um número maior de banheiros e wi-fi em um espaço de 3 mil metros quadrados. A primeira-dama Gracinha Caiado observou a preocupação com o bem-estar dos fiéis. “Com fé, com dedicação, buscamos estender a mão a quem mais precisa e contribuir nessa caminhada”, salientou a coordenadora do Goiás Social ao agradecer a parceria da Prefeitura de Trindade, que cedeu a área do CAR por 10 anos.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, reforçou que o empenho do governador e da primeira-dama é para garantir ao CAR um funcionamento de excelência. “É um exemplo da preocupação do Governo de Goiás com o bem-estar da população goiana”, sublinhou. O reitor do Santuário Basílica de Trindade, padre Marco Aurélio, agradeceu o trabalho do Governo Estadual para a Romaria. “É uma colaboração significativa para esse momento importante de caminhada e peregrinação, em que celebramos a fé e o amor.”

Acompanhado da esposa e dos filhos, Nilson Silva, que já faz a caminhada para Trindade há três anos, agradeceu pelo atendimento no CAR. “Isso é muito bom. É um apoio para todos nós, que já chegamos aqui cansados. Fomos bem acolhidos e o lanche ajuda a dar um pouco mais de fôlego para terminar a caminhada”, afirmou o romeiro que mora em Hidrolândia, mas começou o percurso de Goiânia.

Ao avaliar a atuação do Governo de Goiás, o prefeito de Trindade, Mardem Júnior, disse que isso tem sido de “suma importância para levar qualidade aos romeiros que vem a nossa cidade. Eles se sentem acolhidos”, afirmou. Conforme o gestor, este foi o primeiro final de semana da festa com o maior volume de visitantes nos últimos 10 anos. “Estamos com mais de 2 mil colaboradores trabalhando nessa Romaria. Seja na logística, no apoio, na limpeza ou higienização das ruas”, acrescentou.

Histórico
O Centro de Apoio ao Romeiro conta com uma equipe de cerca de 200 pessoas, entre parceiros da iniciativa privada e órgãos governamentais, além de voluntários e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem). Na edição 2023, 430 mil pessoas passaram pelo local, onde foram distribuídos 270 mil pães, 180 mil litros de café e 22 mil litros de leite com canela. O espaço prestou mais de 7 mil atendimentos em saúde.

Segurança
Após visitar ao CAR o governador esteve na Base de Apoio do Comando Rodoviário, também na GO-060, onde conheceu os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e itens de última geração e tecnologia adquiridos pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que serão utilizados na segurança viária nas rodovias goianas. Foram investidos R$ 3,7 milhões para a compra do conteúdo.

Serviços
Durante a festa, além da OVG e GPS, praticamente todas as secretarias de governo se envolvem para apoiar a Romaria. O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) está à disposição para o atendimento a romeiros, com o pronto-socorro funcionando 24 horas por dia. O Corpo de Bombeiros atua com 800 militares, com foco na intensificação das ações preventivas. A Polícia Militar conta com 200 equipes e efetivo superior a mil policiais. Já a Polícia Civil reforçou a Central de Flagrante e Pronto Atendimento ao Cidadão de Trindade. para dar maior agilidade nas conduções coercitivas levadas pelas demais forças policiais.

A Goinfra realizou diversas ações na GO-060, como a revitalização da sinalização horizontal, restauração de placas, roçagem, implantação de faixa de pedestre e gradil para organizar o fluxo de pedestres na altura da obra do Viaduto Portal da Fé, na confluência das GOs 060 e 469. A Metrobus vai reforçar a linha do Eixo Anhanguera, entre Goiânia e Trindade. Os ônibus percorrerão o trajeto 24 horas por dia, totalizando 1.520 viagens durante os 10 dias de festa.

Fotos: Júnior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15591