Secult Goiás oferece programação gratuita de férias no mês de julho

Gibiteca Jorge Braga e Cine Cultura apresentam filmes e oficinas criativas para crianças e adolescentes durante o período de recesso escolar

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), preparou uma programação especial e gratuita para as crianças e adolescentes em recesso escolar no mês de julho. As atividades começam nesta terça-feira (2/7), no Centro Cultural Marietta Telles, e incluem oficinas, sessões de cinema, teatro, contação de histórias, baladinhas literárias e jogos educativos.

A programação especial começa com “Férias Literárias”, promovido pela Gibiteca Jorge Braga em parceria com o Museu da Imagem e do Som (Mis) e com o Cine Cultura. O projeto exibe quatro curtas-metragens animados e promove oficinas criativas, teatro, contação de histórias, jogos educativos e Baladinhas Literárias.

Já o Cine Cultura promove o “Férias Animadas” entre os dias 8 e 12 de julho. Serão exibidos clássicos de animação com sessões gratuitas sempre às 10h.

“Nosso objetivo é estimular o contato das crianças e adolescentes com as mais diversas expressões artísticas. Esse intercâmbio de formatos culturais mostra que que os livros podem sim combinar e influenciar todas as artes”, explica Yara Nunes, a secretária de Estado da Cultura.

Exposições
Outras opções gratuitas são as exposições artísticas na Vila Cultural Cora Coralina e no Centro Cultural Octo Marques, unidades abertas de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. No Centro de Goiânia também há a opção de visitar a mostra fotográfica “Belezas em Foco”, no Museu da Imagem e do Som (MIS), aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Museus
Para quem gosta de história e cultura, a dica é visitar os museus geridos pela Secult Goiás. Na capital, há a opção de visitar o Museu Pedro Ludovico, antiga moradia do fundador de Goiânia. O local realiza passeios orientados de terça-feira a domingo. O tour é feito sob agendamento via e-mail: museupedroludovico@goias.gov.br.

Dentro da Praça Cívica, o Museu da Imagem e do Som disponibiliza acervo de imagens e som para o público fazer consulta. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o agendamento é realizado por e-mail: mis.cultura@goias.gov.br ou telefone (62) 3201-4625.

Na cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos, residência oficial do primeiro governador de Goiás, também recebe visitantes interessados na história do lugar. O museu abre de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h às 13h.

Em Pires do Rio, o Museu Ferroviário segue atendendo curiosos de todos os cantos do Brasil. O espaço abriga uma coleção valiosa de locomotivas a vapor, balanças, máquinas e outros objetos dos séculos XIX e XX. O horário de funcionamento é segunda-feira, das 13h às 17h; terça e sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, sob agendamento prévio pelo telefone (64) 3461-7970.

Serviço
Confira programação completa:

Férias Animadas
Quando: dias 8/7 a 12/07, às 10h
Onde: Cine Cultura

Férias Literárias
Troca de livro infantil e infanto-juvenil entre leitores
Quando: dias 2/7 a 31/07, das 9h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Curtas no Cine Cultura
Quando: dias 2, 5, 9 e 12/07, às 11h
Onde: Cine Cultura

Contação de histórias e registro da história contada com Vitória Alencar + Baladinha Literária
Quando: dias 2 e 26/07, das 14h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Oficinas criativas e dinâmicas de grupo com a artista e escritora Inês + Baladinha Literária
Quando: dias 5 e 19/07, das 14h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Oficina de origami e contação de histórias com a pedagoga e psicopedagoga Tia Cristina
Quando: dias 9 e 11/07, das 14h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Teatro e contação de história com o ator Guilherme Franco
Quando: dia 10/07, das 9 às 11h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Contação de histórias com Tia Sapo
Quando: dia 12/07, das 9h às 11h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Contação de histórias e registro da história contada com Adriana Lima Costa + Baladinha Literária
Quando: dia 12/07, das 14h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Contação de histórias e registro da história contada com Geovana Ribeiro
Quando: dias 16 e 23/07, das 14h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Contação de histórias e registro da história contada com Ana Cristina
Quando: dia 18/07, das 9h às 11h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Contação de histórias e registro da história contada com Andressa Moura
Quando: dias 29 e 31/07, das 9h às 11h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Contação de histórias e registro da história contada com Liliane Costa
Quando: dia 30/07, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Onde: Gibiteca Jorge Braga

Foto: Secult Goiás

Legenda:

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15591