Levantamento mostra crescimento do Ex-Secretário de Saúde nas pesquisas espontânea e estimulada.
O pré-candidato à Prefeitura de Catalão, Velomar Rios (MDB), mantém uma liderança significativa nas intenções de voto, conforme revela a terceira rodada de pesquisas conduzida pelo Instituto Serpes em parceria com o Blog do Badiinho. O ex-prefeito e ex-secretário de Saúde do atual prefeito Adib Elias (MDB), está liderando tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea.
Estimulada com cartela
Na pesquisa estimulada, Velomar Rios registra 60.1% das intenções de voto, distanciando-se do segundo colocado, o agropecuarista Elder Galdino (Republicanos). Nas localidades de Santo Antônio e Pires Belo, Velomar lidera com 52% e 60%, respectivamente, contra 16% e 5% de Galdino.
Elder Galdino marcou 17,2% das preferências na pesquisa estimulada. Nos distritos de Santo Antônio e Pires Belo, ele obteve 8% e 5%, respectivamente, enquanto Velomar atingiu 38% e 50%. O ex-presidente do Sindicato Rural, Renato Ribeiro (PL) somou 9,7% , Maria Moura (PT) 1,5% e Ismael Calon (PSOL) 1,0%.
Expontânea
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores manifestam suas opiniões sem sugestão de nomes, Velomar Rios lidera com 46,4%, estando 32 pontos percentuais à frente de Elder Galdino, que possui 13,7%. O percentual de Galdino é quase metade dos eleitores que ainda não decidiram em quem votar (25,2%).
Nos distritos de Santo Antônio e Pires Belo, na pesquisa espontânea, Elder Galdino obteve 8% e 5%, respectivamente, contra 38% e 50% de Velomar.
Os que afirmaram que não votarão ou anularão o voto totalizam 6,2% na estimulada e 6% na espontânea.
Outras rodadas da Serpes/BlogdoBadiinho
De acordo com o primeiro levantamento feito pelo Blog do Badiinho, em janeiro deste ano, Velomar Rios tinha 35,7% das intenções de voto em outro levantamento do Serpes, crescendo nas pesquisas subsequentes. Em março, a pesquisa encomendada pelo Blog do Badiinho e realizada pelo Serpes indicava que Velomar tinha 47,4% de preferência na estimulada.
Curiosamente, o número de eleitores indecisos em março era menor do que o registrado agora, mesmo sendo mais próximo das eleições.
Matéria publicada sob autorização do próprio do Blog do Badiinho.