Bombeiros goianos se deslocam para São Valentim do Sul, no RS

Equipe chegou ao município nesta quinta-feira (09/05), após deixar Caxias do Sul; bombeiros salvaram 225 pessoas e 25 animais em uma semana de missão

Os bombeiros goianos se deslocaram da região de Caxias do Sul para o município de São Valentim do Sul, onde continuam em missão para ajudar vítimas da enchente que afetou o Rio Grande do Sul. “São homens que têm muita experiência. Já estiveram em Brumadinho e Mariana, Minas Gerais, e em outros os estados acometidos por grandes catástrofes”, afirmou o governador Ronaldo Caiado sobre a qualificação da equipe, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (09/05).

A nova localidade está distante cerca de 280 quilômetros da capital Porto Alegre. A busca é por vítimas de soterramentos. “Chegamos à meia-noite nessa localidade. Aqui tem uma vítima desaparecida desde o dia 1º. Uma região serrana desceu, teve uma movimentação de massa aqui do morro”, explicou o capitão Thiago Wening. “A gente vai iniciar agora a avaliação do local. Se os cães marcarem o ponto positivo, a gente intervém para retirar o corpo”, detalhou. A missão completa hoje uma semana.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM) também comanda a operação nacional de resgates em solo gaúcho. Com monitoramento em tempo real, os socorristas têm acesso a informações sobre as áreas mais afetadas e rodovias bloqueadas, bem como pontes que foram levadas pela força da água. O comandante-geral, coronel Washington Luiz Vaz Junior, que também é presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), lidera o trabalho.

Tragédia
O Rio Grande do Sul confirmou 107 mortes e 136 pessoas desaparecidas, quadro que fez o governador Ronaldo Caiado determinar o auxílio às vítimas com a manutenção de efetivo pelo tempo que for necessário, com cães farejadores, embarcações, caminhonetes, caminhões e até de um avião. “É algo jamais visto no Brasil. É uma região que está totalmente penalizada, destruída e precisa de muita solidariedade”, disse. O Governo de Goiás vai enviar novo carregamento de suprimentos ao estado nesta sexta-feira (10/05).

Fotos: CBM

Legenda: Governador Ronaldo Caiado afirma que bombeiros goianos continuarão no Rio Grande do Sul pelo tempo que for necessário. Corpo de Bombeiros de Goiás vai usar cães farejadores para auxiliar às buscas de vítimas soterrradas

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Corpo de Bombeiros de Goiás vai usar cães farejadores para auxiliar as buscas de vítimas soterradas
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15181