Hecad atinge marca de 10 mil cirurgias realizadas

Inaugurado há dois anos, hospital do Governo de Goiás realiza mais de 200 tipos de cirurgias pediátricas e contribui para a recuperação de milhares de crianças

Unidade do Governo de Goiás, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) alcançou nesta semana a marca de 10 mil cirurgias pediátricas realizadas. A comemoração, na terça-feira (07/05), incluiu apresentação teatral para divertir as crianças em internação e ações de reconhecimento aos colaboradores que trabalham no centro cirúrgico do hospital.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destaca a importância da unidade de alta complexidade integralmente voltada aos cuidados com a saúde infantil. “São 10 mil cirurgias, em diversas especialidades médicas pediátricas, que contribuíram para a promoção de saúde para milhares de crianças”, destacou.

O rol de procedimentos cirúrgicos realizados pelo Hecad inclui 230 tipos diferentes de cirurgias pediátricas, com destaque para as áreas de urologia pediátrica, ortopedia pediátrica, otorrinolaringologia pediátrica, cirurgia geral pediátrica e cirurgia plástica pediátrica. A unidade é referência em procedimentos de alta complexidade, como separação de gêmeos siameses, reabilitação de fissuras labiopalatinas, reconstrução do trânsito intestinal em crianças e tratamento de malformações do aparelho urinário.

Humanização
Todas as etapas da cirurgia são pensadas para trazer mais conforto e bem-estar aos pequenos. A criança pode percorrer o trajeto da sala de indução até a sala de cirurgia em carrinho elétrico e a sala de recuperação pós anestésica da unidade tem iluminação que simula um céu estrelado. O Hecad oferece também aromaterapia no momento da sedação: o paciente pode escolher o cheirinho que mais gosta, como aroma de frutas ou chiclete, para a anestesia.

Segundo Aline Faria, avó do paciente Brenno Faria – que passou por três cirurgias no Hecad – a humanização do atendimento é um diferencial que encanta. “O Brenno está passando por um tratamento de longa duração e sempre que ele vai ao Centro Cirúrgico a gente percebe a importância de um atendimento totalmente dedicado à criança. A abordagem, o carinho, a presença de elementos lúdicos e de profissionais especializados fazem toda a diferença”, disse.

Foto: Hecad

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15619