Notícias do Deputado Estadual Jamil Calife

Anhanguera recebe consultoria no programa de economia e finanças públicas de Jamil Calife

O deputado estadual Jamil Calife (PP), membro do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice) e presidente da Comissão de Organização dos Municípios, demonstrou seu compromisso em auxiliar o município de Anhanguera com o “Programa de Apoio Técnico aos Municípios de Economia e Finanças”, apresentado ao prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, nesse último mês de abril.

Esse programa oferece soluções e consultoria especializada em finanças públicas, utilizando dados econômicos estaduais oficialmente reconhecidos como base e compartilhando estratégias eficazes para aumentar a arrecadação de recursos municipais.

A parceria entre o deputado Jamil Calife e os municípios representa um avanço concreto em direção à autonomia financeira e ao estímulo do desenvolvimento econômico local, contribuindo para o progresso em Goiás.

Jamil Calife pleiteia incentivos a rotas hidroviárias em Goiás

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisará a propositura de nº 8124/24, de autoria do deputado Jamil Calife (PP), cujo objetivo é instituir a Política Estadual de Implantação de Rotas Hidroviárias de Transporte. Se aprovada e sancionada, a medida pretende promover o transporte de mercadorias e pessoas, por meios de hidrovias, e gerar mais acessibilidade e menor gasto com transporte.

Na justificativa do projeto de lei, o legislador pontuou que a rota hidroviária é mais sustentável ao transporte de cargas e diminui os poluentes, além de aumentar a economia. Calife apontou que as bacias hidrográficas do Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste somam 450 quilômetros de extensão navegável, com potencial de transporte de um milhão de grãos, com custo até 75% menor. As diretrizes do projeto incluem o fomento ao comércio e à parceria dos setores público e privado, o estímulo aos estudos sobre hidrovias em Goiás e o apoio à diminuição dos impactos ambientais.

A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída ao deputado Coronel Adailton (SD) para relatoria.

Jamil Calife apresenta projeto para garantir direitos de estudantes atletas no Estado

O deputado Jamil Calife (PP) pretende, com o projeto de lei n° 6619/24, que o poder público institua uma política de proteção ao direito do estudante atleta matriculado nas escolas das redes pública e particular de Goiás.

O parlamentar ressalta que é considerado atleta o estudante que está matriculado na educação fundamental até o ensino superior, em instituições educacionais públicas e particulares. Segudo a proposta, a participação do estudante atleta de qualquer nível de ensino, em competições desportivas oficiais de escolas municipais, estaduais, nacionais e internacionais será considerada atividade curricular, para efeito de assiduidade em educação física.

O projeto determina uma série de benefícios aos alunos atletas, como o abono de faltas no período de competições. E exige frequência de 75% de total de horas aulas ministradas no período e, em caso de faltas ou atrasos constantes, a família deve ser convocada para conhecimento e acompanhamento dos atos pedagógicos e disciplinares que garantam a permanência e o resultado satisfatório do atleta no processo de aprendizagem.

O projeto está em via de encaminhamento para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Fonte: Gabinete do Deputado Estadual Jamil Calife

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15181