Caiado destaca parceria com prefeitura na entrega de maternidade em Aparecida de Goiânia

Unidade oferece 30 leitos de atendimento obstétrico, sendo 10 UTIs neonatais, as primeiras da rede pública do município

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, entregaram oficialmente à população, nesta quinta-feira (02/05), a Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana, no Setor Garavelo Residencial Park. A unidade tem 30 leitos de atendimento obstétrico em funcionamento — 10 deles dedicados à terapia intensiva, sendo as primeiras UTIs neonatais do município.

Durante o evento, o governador destacou o apoio do Governo de Goiás à Prefeitura de Aparecida no processo de ampliação do serviço de saúde prestado à população. “Quanto mais tivermos parcerias, mais a população estará bem atendida. É o momento de aplaudir todos aqueles que tornaram realidade esse hospital público”, afirmou Caiado.

A nova maternidade é resultado da aquisição, por parte do município, da unidade hospitalar onde anteriormente funcionava o Hospital Garavelo. A desapropriação foi assinada em março deste ano e teve investimento de R$ 36 milhões. “O que o prefeito está fazendo é ampliar o atendimento às pessoas”, definiu o governador, citando que o Estado hoje aplica R$ 17 bilhões na Rede Estadual de Saúde.

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano declarou que a parceria com o Governo de Goiás rende “bons frutos” para população. “O que a gente se propõe a fazer, o senhor (Caiado) tem feito para o estado: saúde de qualidade, segurança de excelência e uma gestão ímpar”, disse ele. Mariano lembrou ainda que o Governo Estadual cumpre pontualmente os repasses para a saúde dos municípios.

A Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana oferece atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes aparecidenses via Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos 30 leitos já em funcionamento, há previsão de que a estrutura receba mais 60 leitos até o fim do ano. “Temos hoje uma maternidade digna. Colocamos pra funcionar há dois meses e já fizemos quase 200 partos e mais de 1700 atendimentos”, relatou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

A nova unidade está aberta 24 horas por dia, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial. O ex-prefeito do município Gustavo Mendanha também participou da entrega do benefício nesta terça-feira. “Nós sonhamos — eu, Maguito, todos os prefeitos que passaram — ter uma maternidade com a grandeza da cidade. A partir de agora, toda mamãe terá a oportunidade de que seu filho nasça em Aparecida de Goiânia”, ressaltou.

Fotos: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15181