Goiás Social capacita 1,3 mil conselheiros tutelares, em Goiânia

Formação visa garantir eficácia na defesa dos direitos de crianças e adolescentes; programação inclui palestra com especialista da Unesco

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em uma ação do Goiás Social, promove nesta quarta-feira (17/04) uma capacitação para 1.315 conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos. A formação será realizada no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia, com abertura às 10 horas. O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, são presenças confirmadas.

Com o tema “Atribuições e competências de conselheiros tutelares”, a capacitação oferece palestra com a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, que falará sobre implementação de Comitês de Participação de Adolescentes. Outro palestrante será o professor Edson Lucas Viana. A programação também inclui a entrega de smartphones a todos os conselheiros. Os aparelhos foram doados pela Receita Federal ao Goiás Social para auxiliar no trabalho de proteção à infância e à adolescência, facilitando, por exemplo, flagrantes pelos próprios conselheiros.

A administração estadual é responsável por dar suporte teórico e prático aos conselheiros tutelares de todo o estado. Desde 2019, as equipes da Seds promoveram 1.151 encontros presenciais, virtuais, treinamentos e outras ações voltadas para o aprimoramento do trabalho realizado pelos profissionais. Todos os municípios foram atendidos pelo Governo de Goiás.

O Goiás Social também buscou consultoria da Unesco, que está capacitando os profissionais dos 262 conselhos tutelares goianos. Entre os temas abordados estão captação e uso de recursos de fundos, atribuições legais e acompanhamentos de políticas públicas. “Eles merecem nosso apoio e reconhecimento por seu trabalho incansável para garantir um ambiente seguro para todas as crianças e adolescentes”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Foto: Seds

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15304