No princípio era o Verbo

João 1:1-3 no Novo Testamento da Bíblia é um texto profundamente significativo e teologicamente rico que estabelece o contexto para o restante do Evangelho de João. Vamos analisar esses versículos em detalhes:

“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Esses versículos são uma introdução majestosa ao Evangelho de João, fornecendo insights sobre a natureza de Jesus Cristo, sua divindade e seu papel na criação. Vamos desmembrar cada versículo:

  1. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”:
  • “No princípio era o Verbo”: Este verso evoca o relato do Gênesis sobre a criação, sugerindo que Jesus existia antes de todas as coisas.
  • “o Verbo estava com Deus”: Isso indica uma relação íntima entre o Verbo (que é identificado posteriormente como Jesus) e Deus. Embora distintos, eles existiam em comunhão desde o princípio.
  • “o Verbo era Deus”: Esta afirmação enfatiza a divindade de Jesus. Ele não era apenas uma criatura divina, mas era Deus em sua essência. Este versículo é central para a compreensão da doutrina da Trindade na teologia cristã.
  1. “Ele estava no princípio com Deus”:
  • Este verso reitera a preexistência de Jesus e sua relação eterna com Deus. Reforça a ideia de que Jesus não foi criado, mas sempre existiu.
  1. “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”:
  • Aqui, João destaca o papel de Jesus na criação. Ele é retratado como o agente divino através do qual todas as coisas foram criadas. Essa afirmação reforça ainda mais a divindade de Jesus e sua posição como o Criador do universo.
Leia mais  Ressurreição de Cristo

Esses versículos estabelecem uma base sólida para a compreensão da identidade de Jesus Cristo como o Verbo encarnado, o Filho de Deus que existia desde o princípio e foi instrumental na criação do mundo. Jesus é tudo para nós, e devemos nossa vida, alma e salvação a Ele. Deus seja louvado em todo tempo por nossa boca e nossas ações! Deus é bom e grandioso em nossa vida! Aleluia.

Diácono Túlio Vaz

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16137