PRTB descarta padre Kelmon e anuncia coach goiano Pablo Marçal como pré-candidato

Marçal filou-se ao partido no último sábado, 6, antes do fechamento da janela partidária

O PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) decidiu lançar o coach goiano Pablo Marçal como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. De acordo com o presidente nacional do partido, Leonardo Araújo, mais conhecido como Leonardo Avalanche, o anúncio deve ser feito até a próxima semana.

Marçal filou-se ao partido no último sábado, 6, antes do fechamento da janela partidária. Em março, o padre Kelmon havia se filiado e anunciado a pré-candidatura a prefeito, mas Araújo afirmou que a aliança foi costurada pela gestão anterior e, posteriormente, a executiva da legenda em São Paulo avaliou que Marçal seria um nome mais adequado para a eleição de 2024.

Marçal é formado em direito e se apresenta nas redes sociais como investidor e escritor — ele tem 7,6 milhões de seguidores somente no Instagram. Segundo ele, a pré-campanha terá como motes o empreendedorismo, o resgate de valores da “política séria” e a inclusão social.

Em maio de 2022, Pablo Marçal lançou sua pré-candidatura à Presidência pelo Pros, mas seu partido retirou o registro para apoiar Lula (PT).

Na ocasião, declarou possuir um patrimônio de quase R$ 88 milhões à Justiça Eleitoral.

Posteriormente, passou a apoiar Jair Bolsonaro (PL) e concorreu a deputado federal, recebendo 243 mil votos.

Em outubro, o TSE indeferiu seu registro de candidatura. Marçal ganhou destaque em janeiro de 2022 ao liderar uma expedição por uma área montanhosa em São Paulo, a 2.420 metros acima do mar, como parte de seu programa de coaching motivacional. Após enfrentarem chuvas e ventos fortes, os participantes precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros.

Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal em julho de 2023, sob suspeita de crimes eleitorais. Além disso, Marçal já foi condenado a remover publicações em suas redes sociais associando o PT à distribuição de um suposto “kit gay” nas escolas, com multa diária de R$ 10 mil em caso de reincidência.

Mais sobre Pablo Marçal

Após as eleições de 2022, Marçal se afastou novamente da política, voltando ao coaching. Em janeiro, ficou conhecido por liderar um grupo em uma expedição ao Pico dos Marins, em São Paulo, que precisou ser resgatado devido a condições climáticas adversas. O episódio lhe rendeu o apelido de “coach da montanha” e foi alvo de memes e críticas, sendo chamado de “coach messiânico”, rótulo que ele rejeita.

A experiência era parte de um curso de autoajuda que ele ministrava, com o título “O pior ano de sua vida”.

Marçal se apresenta com uma extensa lista de credenciais: cristão, filantropo, empreendedor imobiliário e digital, mentor, estrategista de negócios, especialista em branding, e jurista por formação.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15228