Araújo Jorge inaugura salas cirúrgicas e amplia atendimento

Único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Goiás, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) inaugurou na manhã de segunda-feira (25), pelas mãos do presidente Dr. Jales Benevides, o vice-presidente Dr. Alexandre Meneghini e a secretária-geral Dra. Nilceana Maya Aires Freitas, as novas instalações do centro cirúrgico do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ).

Com a expansão, o setor, que anteriormente tinha nove salas cirúrgicas, agora passa a ter 11, completamente estruturadas e modernas, com a capacidade para realizar cirurgias de média e alta complexidade. A partir dessas melhorias que vieram graças às doações da sociedade civil através da campanha Amor em Movimento e dos recursos oriundos dos leilões beneficentes – Projeto Leilão do Bem, a instituição já realiza quase 12 mil procedimentos cirúrgicos; e com a ampliação, a expectativa é que esse número cresça quase 26%.

Parlamentares goianos, autoridades, parceiros, colaboradores, o corpo clínico, conselheiros e voluntários prestigiaram o evento, que contou com visita guiada ao centro cirúrgico para conhecerem a área reformada para a construção, que foi de 900 m². Estimada em R$ 3.232.687,45, a obra executada ficou por R$ 1.708.561,67, representando uma economia de 47,15%. O oncologista do setor de Cabeça e Pescoço, Dr. Teylor Pedro Gerhardt, que esteve presente na inauguração, contou que as novas instalações irão beneficiar a população.

“Toda a melhoria feita na estrutura facilita para que possamos oferecer um número maior de cirurgias, além dos equipamentos com novas tecnologias que proporcionam mais segurança aos procedimentos”, disse.

Como Hospital de referência no tratamento do câncer, o HAJ está entre as cinco instituições que mais realizam cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Durante o ano passado, a instituição recebeu pacientes dos 246 municípios goianos, atendendo quase 80 mil pacientes, sendo 91% do SUS, realizando 1.249.978 procedimentos; 253.588 aplicações de radioterapia; 112.903 aplicações de quimioterapia e 35 transplantes de medula óssea, todas com sucesso. Provenientes de acordos de não persecução penal e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) destinados pelo Ministério Público de Goiás e Ministério Público do Trabalho em Goiás, o saldo residual possibilitou a construção de 11 novos leitos de UTI, sendo um (1) de isolamento, no total de 279,07 m².

Leia mais  Ipasgo Saúde amplia desconto em vacina contra Influenza

Durante a segunda parte da solenidade que aconteceu no auditório do HAJ, o presidente da ACCG agradeceu a presença do governador do Estado de Goiás visando a oportunidade de mostrar as estatísticas e o trabalho com a Abificc, TJGO, MPGO, MPT e o Instituto Lado a Lado Pela Vida. “Este encontro é uma prestação de contas transparente dos recursos adquiridos ao longo do ano 2023 e do impacto das alianças estratégicas”, ressaltou Dr. Jales.

“Conseguimos expandir e reformar o nosso centro cirúrgico, cujas novas instalações inauguramos hoje. As parcerias com o Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho foram gestos bondosos que culminaram, inclusive, em 35 transplantes de medula óssea, devolvendo essas vidas para a sociedade”, destacou.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, parabenizou a luta incansável travada pela diretoria executiva da ACCG, representada pelo Dr. Jales. “São grandes passos e decisivos que foram dados estes anos e merecem os elogios do Ministério Público. Os esforços foram válidos de todo esse centro cirúrgico que conheci hoje e que possamos continuar a realizar acordos e destinar para o Araújo Jorge”, explicou sobre a destinação dos recursos ao Hospital.

Atuando como presidente da Abificc, Pascoal Marracini que tem ao seu lado o trabalho com o diretor Dr. Jales, explicou que os hospitais filantrópicos não conseguem viver sem as parcerias. “A tabela do SUS não consegue compor os custos de nossos hospitais. Fazer parceria é difícil, mas verifiquei que o nosso querido Araújo Jorge, que atende 80 mil pacientes, está fazendo grandes parcerias com o Estado e nosso judiciário, e fico muito feliz”, disse. Destacando o movimento do Instituto Lado a Lado e a campanha “Novembro Azul”, a presidente da entidade, Marlene Oliveira, agradeceu o carinho da presidência e disse estar orgulhosa por representar tantas mulheres ali na casa. Ao relembrar a história da sogra que ficou internada no HAJ, o juiz de Direito Marcelo Lopes de Jesus relatou sobre a internação e de como foi o processo de 51 dias e a recuperação. “Todas as pessoas que circulavam no quarto olhavam para a minha sogra e sabiam que era paciente do Dr. Jales pelo cuidado e atenção prestada”, afirmou.

Leia mais  Governo de Goiás oferece tratamento oncológico em Hospital Estadual de Itumbiara

Para o procurador-chefe do MPT em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes, era uma alegria estar ali presente e de tantos parceiros do bem ao lado pelo HAJ. Com forte atuação na saúde, a deputada federal Flávia Morais disse que a inauguração era um esforço público em prol do paciente com câncer. “O tema saúde é desafiador o tempo todo. Sabemos da importância de ter um gestor que trabalha pela saúde como o governador Ronaldo Caiado e o Dr. Jales, este homem que foi citado aqui tantas vezes e é um exemplo para nós, nos inspira e tem nos pautado muito. Não só sobre o paciente oncológico, mas de todas as demandas do território nacional. Ele é um grande parceiro nosso, principalmente nas audiências públicas e lida com tantos desafios. É importante reconhecer os parceiros e o investimento nessa área que demanda muitos recursos, ações e serviços”, ressaltou a deputada.

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebe das mãos do Dr. Jales, o certificado de reconhecimento pela atuação com a ACCG

O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu das mãos do Dr. Jales, o certificado de reconhecimento pela atuação com a ACCG e o apoio prestado. “Quero agradecer ao meu colega médico e cumprimentá-lo pelo combate ao câncer aqui na Associação”, lembrou Caiado.“Há uma necessidade de avançarmos na qualidade de tratamento com câncer no País. Para ele o tratamento do câncer sempre o preocupou e tudo isso ficou nos ombros do Araújo Jorge. “Parabenizo a diretoria, o corpo clínico e foram somente vocês os únicos durante estes anos todos que suportaram a demanda do paciente com câncer no Estado de Goiás”, frisou.

Após a fala do governador, o presidente da ACCG apresentou as contas dos recursos adquiridos pelos parceiros, a aquisição dos equipamentos, o tratamento e o diagnóstico do paciente, além do custeio e manutenção das atividades do hospital com todas as melhorias recebidas.

Leia mais  Ipasgo Saúde implanta serviço de vacinação em domicílio

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16979