Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Projeto Chuveiro Eficiente oferece equipamentos que consomem 50% menos energia, um alívio na fatura mensal dos beneficiados


Goiânia, 13 de março de 2024 – A Equatorial Goiás deu início ao projeto Chuveiro Eficiente em Morrinhos. Até a próxima terça-feira (19) serão trocados 200 equipamentos de moradores do Bairro Sol Nascente e arredores. Este ano, a distribuidora prevê substituir 2 mil chuveiros antigos pelos novos, que consomem 50% menos energia, em todo o Estado. Esta é mais uma ação da companhia que visa a estimular a economia de energia.

Equipes da empresa estarão todos os dias, das 8h30 às 18h30, expondo o chuveiro eficiente na Escola Municipal de Educação Infantil Infância Protegida. Eles também realizarão visitas em domicílios de moradores da região para verificar os clientes que se encaixam nos requisitos para terem os equipamentos trocados. Além disso, a Equatorial realizou ações sociais da Plataforma E+ na escola como troca de lâmpadas, palestras, cadastro no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e curso de automaquiagem.

O Chuveiro Eficiente é uma forma de aquecimento de água para banho sustentável, ou seja, preserva o meio ambiente e promove menor consumo de energia elétrica. Ele garante o reaproveitamento do calor pelo contato indireto entre a água do banho (quente) e a água da caixa (fria). Um eficiente trocador de calor faz com que a água fria da caixa chegue ao chuveiro pré-aquecida, proporcionando economia, conforto e bem-estar.

O coordenador de projetos de eficiência energética da Equatorial Goiás, Adriano Faria, informa que, com essa nova tecnologia, em um ano os clientes beneficiados vão economizar 329 MWh, o equivalente ao consumo médio brasileiro de 183 residências, o que representa R$ 227 mil a menos em suas contas de energia. “Além disso, haverá uma redução de demanda na ponta de 100 kW, o que significa um alívio no sistema nos horários de pico e mais estabilidade no fornecimento de energia.”

Funcionamento
Para a instalação do equipamento não é necessário qualquer tipo de obra ou quebra de estrutura ou paredes. Além disso, não há risco de choque elétrico e também não reaproveita a água utilizada no banho. O equipamento funciona com um tapete antiderrapante e acompanha ducha com várias temperaturas.

As trocas desses equipamentos são realizadas por equipes formadas por uma dupla de profissionais, sendo um homem e uma mulher, devidamente uniformizados e capacitados para o trabalho. Esse método repercute positivamente entre os beneficiados, que se sentem mais à vontade, em alguns casos, quando mulheres estão em casa sozinhas e preferem ser atendidas por uma profissional.

Além da troca dos chuveiros, também será realizada a troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são mais econômicas. Ao final da instalação dos equipamentos, os profissionais recolhem o chuveiro antigo e as lâmpadas para que sejam descartados da forma correta. O descarte será feito por empresas que possuem as licenças e procedimentos conforme legislação e protocolos ambientais vigentes.

A instalação do chuveiro eficiente é realizada em bairros que atendam os pré-requisitos necessários para a instalação dos equipamentos com as condições técnicas e de espaço necessários. Os clientes beneficiados precisam ser residenciais e estar com o cadastro atualizado na Equatorial Goiás.

Serviço:
Projeto Chuveiro Eficiente em Morrinhos
Quando: até terça-feira (19) das 8h30 às 18h30.
Local: Escola Municipal de Educação Infantil Infância Protegida – Rua 02, ramal B, qd. N, Sol Nascente.

Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 15228