Governador admite concorrer à sucessão do presidente Lula pelo União Brasil; gestão do
goiano tem alto índice de aprovação em todo o país, segundo pesquisas Atlas/Intel, Paraná, Šerpes e Real Time Big Data
HELTON LENINE
A corrida presidencial para 2026 já começou. Pelo menos para o governador de Goiás,
Ronaldo Caiado (União Brasil). Em entrevista exclusiva ao portal Brasil 61, o governador com 40 anos de vida pública – que está em seu segundo mandato (eleito em primeiro turno em 2022), tem no currículo cinco
passagens pela Câmara dos Deputados e um mandato como senador – diz se sentir preparado para disputar as eleições presidenciais de 2026.
“Nesses 40 anos de vida pública, nunca desonrei o voto dos meus eleitores, sempre fiz política com espírito público, com determinação e amor por aquilo que faço – e, sem dúvida nenhuma, quero me colocar como um pré-candidato pelo partido União Brasil”, disse Caiado ao Brasil 61.
O governador que integra o União Brasil, partido originário da fusão entre Democratas e PSL, tem se destacado no cenário nacional -segundo pesquisas que aliam o desempenho frente ao governo estadual.
No levantamento mais recente, da Atlas Intel, ele alcançou 72% de aprovação, ficando em primeiro lugar entre todos os governadores do país.
Números que, para o cientista político Eduardo José Grinn, refletem o bom desempenho do governador no segundo
mandato. “Se um govemo não tem um bom projeto político, não tem boas propostas e não consegue gerar desempenho, o segundo mandato já começa a significar desgaste. Mas se ele tem um bom projeto, boas políticas e um bom programa, o segundo mandato pode significar o tempo necessário para ele concretizar as boas ações.
O que, para o pesquisador, é o caso do governador de Goiás.
Direita moderada
Visto como um político de direita moderada, Calado – que foi apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro-conseguiu se descolar da imagem do ex-presidente e garantir um.
eleitorado próprio. Para o analista político André Pereira César, as ações de combate à violência e incentivo à indústria no estado, refletem em destaque para o político no cenário nacional. “É o tipo de medida e ação do governador que agrada ao eleitor médio, ele mostra serviço e se consolida uma importante liderança regional, no centro-oeste, e nacional, por conta do União Brasil.
Ronaldo Caiado, por sua vez, sabe que será uma disputa acirrada e não menospreza seus futuros adversários. Segundo ele, o apoio do partido e das coligações será fundamental para o sucesso nessa empreitada.
Projetos de governo
A primeira frase dita por Caiado em pronunciamento as forças de segurança em 2019, foi, na verdade, uma ameaça: “o bandido muda de profissão, ou muda do Estado de Goiás.” Desde então, os números da criminalidade têm caído expressivamente é ganhar destaque do salário nacional.
No último balanço divulgado no começo de Janeiro crimes como homicídio despencaram 50,8% em 2023, na comparação com 2018. Latrocínio – que é o roubo seguido de morte – teve redução de 86,6%. Crimes contra o patrimônio, como roubo de cargas, caíram 90,6% nos últimos 5 anos.
Para o governador, são números que refletem as políticas públicas que vem sendo aplicadas e servem como exemplo positivo para todo o país. “É lógico que meu nome será colocado e vou lutar fortemente para poder disputar uma eleição, debater os programas e poder dizer não só do ponto de vista teórico, mas mostrar os meus resultados como governador em áreas como saúde educação e segurança.”