A Palavra de Deus ordena em Gálatas 6.2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.”
Paulo, nesse texto, alude ao costume dos viajantes, que, quando muito carregados com suas bagagens, aliviam-se mutuamente, ajudando com os fardos dos fracos e cansados.
Assim, o significado do texto é que todos devemos ser simpáticos com as fraquezas, dores, queixas e provações dos que estão ao nosso redor.
Devemos ajudar as pessoas, de alguma forma, em suas lutas.
Ao ajudar os que estão em lutas, cumprimos a “lei de Cristo”. Essa é a lei do amor, que o Senhor Jesus ordena em João 13.34, a qual Ele chama de “novo mandamento”.
Focar no outro, amando-o, é a marca distintiva dos verdadeiros discípulos de Jesus, pois Ele mesmo foi um exemplo inigualável de amor e que, com tão graciosa simpatia, ajudou os outros e suportou na cruz os fardos de nossos pecados.
Ajudar a carregar o fardo de alguém é uma demonstração clara de amor. O pastor, escritor e conselheiro bíblico, Jay Adams declarou: “Amar é dar — dar-se ao outro. Amar não é sentimento e desejo; não é algo sobre o qual não se tenha controle. É algo que fazemos pelo outro.
Ninguém ama em abstrato. O amor é uma atitude que resulta em algo que realmente acontece de forma tangível.”
Assim, num mundo centrado em si, decida hoje amar, ajudando alguém em suas lutas e dores.
Disponha a sair da sua zona de conforto e ajude outros a carregarem seus fardos e pesos.
De forma prática, esteja atento a qualquer necessidade dos que estão ao seu redor. Mande-lhes uma mensagem; ore por eles; visite-os e também supra-os com alguma ajuda financeira.
Tenha um bom feriado!
Shalom! Shalom!