Agehab debate habitação para mulheres vítimas de violência doméstica

Evento sobre Agosto Lilás será promovido pela Agência nesta segunda-feira (28/08), no Teatro Municipal de Anápolis

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) promove, nesta segunda-feira (28/08), o evento Agosto Lilás – O Acesso das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica aos Programas Habitacionais de Goiás. O encontro que reunirá autoridades e profissionais que trabalham e atendem com o tema será realizado a partir das 8h30, no Teatro Municipal de Anápolis. A solenidade de abertura será comandada pelo presidente da Agehab, Alexandre Baldy, e contará com a presença de representantes de entidades como delegacias especiais da mulher, redes de proteção e centros de referências de assistência social, entre outros. O evento é aberto ao público em geral, com entrada franca.

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Ela surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que faz aniversário exatamente neste mês. O presidente Alexandre Baldy afirma que a ocasião é uma oportunidade de falar sobre o assunto de forma mais intensificada. “A Agehab tem vários programas voltados para mulheres, entre elas vítimas de violência doméstica. Muitas vezes, a mulher permanece em situação de violência porque não tem para onde ir e continua obrigada a conviver com o agressor, vulnerável a novos abusos”, analisa.

De acordo com Baldy, uma moradia nova ou uma ajuda para pagar o aluguel, por exemplo, podem dar a independência necessária para que ela dê um basta nos abusos e possa reconstruir sua vida. Segundo ele, a situação destas mulheres foi pensada já no momento da concepção do programa Pra Ter Onde Morar. “No caso da regularização fundiária urbana, a escritura sai preferencialmente no nome da mulher, pois é ela quem geralmente fica com os filhos em casos de separação. Já nas modalidades Casas a Custo Zero e no Aluguel Social, elas são atendidas com prioridade”, explica.

Leia mais  Presidente da Câmara de Ipameri, Vereador Geninho, parabeniza os trabalhadores de Ipameri pelo Dia do Trabalhador

Baldy lembra que elas correspondem a 93% do público do Programa Aluguel Social, um indicativo de como a mulher geralmente está muito mais presente nas fileiras da vunerabilidade social. Ele ressalta ainda que, no caso do Aluguel Social, as vítimas de violência doméstica contam com edital exclusivo e permanente. Para se inscreverem, elas podem morar em qualquer um dos 246 municípios. As informações completas, assim como a ficha de inscrição, estão disponível no site agehab.go.gov.br.

Crédito das fotos: Octacílio Queiroz

Legenda: Mulheres em atendimento de programas da Agehab: no Aluguel Social, por exemplo, elas são 93% do público atendido

Serviço
Evento: Agehab promove em Anápolis o evento Agosto Lilás
Data: 28/08/23, segunda-feira
Horário: 8h30
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Endereço: Av. Brasil Sul, no. 200, Centro, Anápolis-GO
Evento aberto ao público, com entrada franca

Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16979