
Esdras 1.1, declara: “No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, o Senhor despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia…”
Ciro, o Rei da Pérsia, era, de acordo com historiadores antigos, o filho de Cambises, Príncipe da Pérsia, e Mandam, filha de Astíages, Rei do Império Medo. O coração de Ciro no início do seu reinado foi movido pelo Senhor, porque era chegada a hora em que a Sua Palavra, falada pela boca do profeta Jeremias, se cumprisse. Jeremias 29.10 afirma: “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vocês e cumprirei a promessa que fiz a vocês, trazendo-os de volta a este lugar.” Os setenta anos terminaram e Deus estava prestes a agir a bem de Seu povo Israel.
Israel, no meio do caos que vivia, não tinha possibilidade humana alguma de se estruturar como nação, devido ao pecado cometido contra Deus. Mas Ele, como soberano da história e dono de tudo, para cumprir Sua Palavra, levantou então Ciro, para em seu governo mundial abençoar o Seu povo Israel.
Deus, gloriosamente, continua no comando de tudo e sobre todos. Ele levantará quem quiser para abençoar o Seu povo. Ele como soberano, cumpridor de Sua Palavra e de Seus propósitos, estará também a agir bondosamente em favor de todos os que são dEle.
Por isso, creia e descanse que Deus, como soberano, está no comando. Ele se manterá a seu favor e cumprirá o que Ele tem para você, independente de pessoas ou circunstâncias.
Creia que todas as circunstâncias são para o seu bem. Sendo assim, você pode e deve confiar nEle e afirmar que somente Ele é soberano e está no comando de tudo e todos.
Tenha um bom dia!
Shalom! Shalom!