Paulo afirmou em Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Por ignorância em relação à vontade Deus, muitos querem que Deus basicamente diga-lhes o que fazer, onde trabalhar, onde morar, com quem se casar, etc. Mas não é assim.
Paulo ensina-nos dois princípios para conhecermos a vontade de Deus. O primeiro é que Deus nos revela sua vontade quando não nos conformamos ao mundo. “Conformar” é “tomar molde”. A palavra “mundo” significa literalmente, a cultura e a forma de pensar e viver de uma sociedade que não se importa com Deus.
Assim, para se conhecer a vontade de Deus não podemos deixar que sejamos absorvidos pela cultura e filosofia do mundo. Quem relativiza as verdades de Deus e se adequa à forma como o mundo vive, nunca entenderá os perfeitos planos de Deus.
O segundo princípio do texto, para se conhecer a vontade de Deus é que a mente precisa ser renovada. Paulo diz, “mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” A palavra “transformar” significa “passar por uma metamorfose”.
Metamorfose é a mudança de um ser em outro. Assim, só podemos entender a plena vontade de Deus quando mudamos radicalmente o modo de pensar e adquirimos um pensar com base nos princípios e nos valores de Deus.
Se realmente você quer conhecer a vontade de Deus para Sua vida, abandone os valores do mundo atual que é radicalmente contra Deus, e deixe que sua mente seja absorvida pelas verdades da Palavra de Deus.
Lembre-se: para conhecer a plena vontade de Deus para sua vida, é preciso inicialmente que você esteja disposto a colocar de lado a sua própria vontade.
Tenha um bom dia!
Shalom! Shalom!