O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, através desta nota, manifesta sua indignação às matérias veiculadas hoje nos jornais “O Popular” e “Jornal Daqui” – quanto aos títulos e textos, que deturpam o entendimento e prejudicam a imagem desta instituição, comprometendo a percepção da população goiana quanto à atuação da PM em nosso território.
Reconhecemos o papel fundamental da imprensa em informar a sociedade. No entanto, é imprescindível que as reportagens sejam pautadas na análise de contexto e aspectos vários. A abordagem sensacionalista e a falta de contextualização das informações apresentadas geram uma narrativa distorcida, que não reflete a realidade dos esforços empregados pela PMGO na garantia da segurança pública.
A Polícia Militar do Estado de Goiás tem uma excelente aceitação perante o povo goiano, além de ser referência nacional como uma das mais competentes e resolutivas. Seus profissionais são submetidos a treinamentos rigorosos, focados na excelência operacional. A atuação da PMGO é pautada pela legalidade e responsabilidade, tendo como propósito o sério trabalho desenvolvido pela corporação.
Destacamos que a efetiva segurança pública em nosso estado é uma realidade. Goiás é líder em resultados expressivos na redução de índices criminais e na promoção de um ambiente seguro e confiável.
Repudiamos qualquer tentativa de desconstrução da imagem desta instituição, ressaltando a imprescindibilidade de um jornalismo imparcial e ético, liberto de disseminação de informações tendenciosas, por parte também dos responsáveis por estas publicações.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a defesa intransigente dos princípios democráticos, em consonância com o respaldo às corretas e necessárias ações de nossos valorosos policiais militares. Nosso desejo de que os autores de tais matérias revejam o formato de suas colocações, respeitando o trabalho árduo da PMGO.
Continuaremos seguindo em frente com o nosso propósito de muito fazer pela paz e ordem social de Goiás.
Coronel André Henrique Avelar de Sousa
Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás.