Sou palha ou trigo?

É impossível ser neutro. Ou é um ou é o outro.
Qual dos dois você é?

“Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” (Mateus 3:12)

Deixe-me lhe mostrar, em primeiro lugar, as duas grandes classes nas quais o mundo está dividido.

Aos olhos de Deus existem duas classes de pessoas, que são mencionadas no texto. Existem as que são chamadas trigo e as que são consideradas palha.

Vista aos olhos dos homens, a terra possui muitas classes de pessoas.

Aos olhos de Deus, só possui duas. Para o homem o importante é a aparência externa; para Deus, o coração. Sigamos com as duas classes: trigo e palha.

Leitor, quem são os que constituem o trigo? Vejamos. O trigo são todas as pessoas que crêem no Senhor Jesus Cristo, que são guiadas pelo Espírito Santo, que se sentiram pecadores e que tem apelado ao refúgio que o Evangelho oferece para salvação delas; todos os que amam ao Senhor Jesus, vivem e servem ao Senhor Jesus; tem tomado a Jesus como apoio e a Bíblia como guia, que tomam o pecado como seu pior inimigo e ao céu como seu único lar. Todos esses, de todas as igrejas, raças, nações e línguas, de toda posição, classe, condição ou categoria, todos esses são o trigo de Deus.

São filhos de meu Pai celestial. São parte de seu trigo.

Todos eles, ainda que indignos e pecadores sem valor diante de seus próprios olhos, são uma parte preciosa da humanidade. São os filhos de Deus Pai. São o deleite de seu Filho. São a morada do Espírito de Deus. O Espírito Santo os vê como templos espirituais que Ele mesmo edificou e se alegra neles. Em uma palavra, são o trigo dessa terra.

Leia mais  SALMOS 91 – PORQUE EU O AMO E O LIVRAREI

Leitor, quem é a palha do mundo? Escute-me e eu lhe mostrarei.

Por palha se entende todas as pessoas que não possuem uma fé salvadora em Cristo e carecem da santificação do Espírito, trate de quem se trate.

Alguns são até infiéis, outros cristãos nominais. Alguns saduceus reticentes e burladores, outros fariseus orgulhosos. Alguns mantêm uma forma de religião de Domingo, outros não se preocupam com nada exceto seus prazeres. Porem, todos eles carecem da fé e da santificação, as duas marcas distintivas: são palha.

Desde Paine à Voltaire, até aos membros de igrejas inertes de hoje em dia, que só cumprem a forma externa das cerimônias; desde Juliano, Porfirio e ao admirador de sermões de hoje, que não se converteu, todos eles pertencem a uma categoria diante de Deus: são palha.

Não dão glória a Deus Pai. Não honram ao Filho, nem ao Pai que o enviou. Descuidam da grande salvação que milhões de anjos admiram. Desobedecem à Palavra de graça escritas para eles. Não escutam a voz Daquele que desceu dos céus para morrer por seus pecados. Não se preocupam Daquele que lhes deu vida, alento e todas as coisas, nem Lhe rendem tributo. Deus não se agrada neles, antes, os considera por palha. Sim: é possível que você tenha grandes dons intelectuais, e tenha alcançado sucessos culturais, que aconselhe reis, que comova milhões com sua pluma, que tenha as multidões subjugadas por seus lábios; se você não se submeteu ao jugo de Cristo e nunca honrou o Evangelho, o aceitando, você não é nada aos olhos de Deus. Seus dons são nulidades sem adições; parecem muito, mas não são nada. Um inseto cumpre seu propósito, em seu lugar, na criação, glorificando seu Criador, à sua maneira, e você não.

Leia mais  Eu disse comigo mesmo: Jesus morreu pelos pecadores...

Não honra a Deus de coração
e vontade, com seu intelecto e seus membros, que são Seus. Tem invertida a ordem das coisas, e vive como se o tempo fosse mais importante que a eternidade, o corpo mais que a alma. Atreve-se em descuidar do grande dom de Deus, seu próprio filho encarnado.

Bom sábado!

Shalom! Shalom!

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16584