Gente que Faz: Ramon Henrique Edreira Neves

O Gente que Faz desta edição irá retratar uma pessoa extremamente especial. Trata-se do Professor, Escritor, Idealista e que é sobretudo um apaixonado por Ipameri, Ramon Henrique Edreira Neves .

Ramon nasceu no ano de 1941. Filho de Maria Edreira Neves e Nilson Neves, ela de Ipameri e ele de Araguari, respectivamente.

É Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília; Pós Graduado em Tecnologia Educacional, pela UnB; Arquiteto, Artista Plástico, Professor de Ensino Superior.

Professor Universitário concursado em Arquitetura, Urbanismo e Artes Plásticas, nas Universidades de Brasília, UnB; na Universidade Federal do Ceará, UFC; e Universidade Estadual de Goiás, UEG, durante os anos de 1971 a 2003.

Coordenador, Fundador e Diretor da Unidade Universitária de Ipameri, UEG-Ipameri, da Universidade Estadual de Goiás, entre 1996 e 2003, com cursos de Agronomia e de licenciaturas parceladas em Biologia, Pedagogia e Química.

Atualmente está desfrutando sua mais do que merecida aposentadoria, depois de praticamente uma vida inteira dedicada a ensinar e formar cidadãos de bem para o mundo do trabalho.

Ramon tem trabalhos de Arquitetura projetados e construídos em equipes de docentes do CEPLAN, para o Campus da Universidade de Brasília, destacando, entre outros, a Biblioteca, o Restaurante, e a Reitoria.

Executou também trabalhos em Pintura e Artes Plásticas individuais e coletivos, expostos e publicados em galerias nacionais e internacionais, no Museu de Artes Plásticas de Brasília e Zoroastro Artiaga em Goiânia, e em exposições ITINERANTES, inclusive no exterior, na Espanha, na França e em Israel, bem como em revistas e periódicos especializados.

É autor dos livros: “Município, Visões de um Cidadão”, sobre desenvolvimento estratégico de municípios de pequeno porte e “Cartas ao Vento”, coletânea de crônicas políticas e históricas, na forma de cartas sobre o viver em Ipameri, interior do Brasil.

Os cursos instalados na Unidade da UEG, sobretudo o de Agronomia só existem graças ao seu hercúleo esforço, na elaboração do projeto que foi apresentado ao MEC.

Outro fator preponderante também ligado a instalação da UEG data de quando ocorreu a desapropriação da área onde hoje a unidade está instalada, pois, graças ao desprendimento de Ramon Henrique, o depósito da primeira parcela foi realizado em tempo hábil, evitando desta forma revezes desnecessários.

Uma vida dedicada a Educação e quando de seu retorno a sua amada Ipameri, muito fez para que o sonho da cidade ter uma instituição de ensino superior fosse se materializado na UEG Ipameri.

Obrigado Professor Ramon, Ipameri deve muito ao seu trabalho em prol da mudança de mentalidade e crescimento de sua gente.

Recebe deste Blog a homenagem como Gente que Faz.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18603