Fale menos!

Provérbios 17.28 ensina: “Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio; se fica de boca fechada, passa por inteligente.”

Segundo o texto, qualquer pessoa pode melhorar sua reputação e ser considerada uma pessoa sábia por apenas reduzir o uso das palavras.

O uso das palavras revela o caráter. Provérbios 15.2 afirma: “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama tolices.” Eclesiastes 5.3 declara: ‭‭“Porque das muitas preocupações vêm os sonhos, e do muito falar, palavras tolas.” Assim, uma fala cuidadosa é lucrativa porque é uma demonstração de sabedoria.

Palavras precipitadas e impulsivas marcam uma pessoa tola e perversa. Alguém tolo raramente diz algo proveitoso. Eclesiastes 10.3 ensina: “Quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o entendimento; e, assim, mostra a todos que é mesmo um tolo.”

‭Portanto, fale menos! Aprenda a reduzir suas palavras e você fará com que outros pensem que você é sábio. Uma fala apressada, não pensada, incontrolável e não estudada é uma demonstração de tolice e insensatez.

Decida ouvir mais, e falar menos. Lembre-se que você aprende mais ouvindo e não falando. A sabedoria ensina que você jamais deveria falar até que tenha certeza de que sua fala é necessária e lucrativa aos que estão ao seu redor.

O próprio Deus, por sua bondade e graça, deu-nos dois ouvidos, mas apenas uma boca. Ser prudente no uso das palavras corresponderá, e muito, à nossa anatomia.

O ex-presidente americano Abraham Lincoln – muitos anos depois de Salomão – escreveu: “É melhor permanecer calado e ser considerado um tolo, do que falar e permitir que todos tirem essa dúvida.”

Assim sendo, decida falar menos!

Tenha um bom dia!

Shalom! Shalom!

Leia mais  O Senhor é a Salvação
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16973