
Na tarde da última sexta-feira (16), teve início a 1ª Feira Criativa de Ipameri, projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da Prefeitura de Ipameri, em parceria com o Sebrae. Com o intuito de valorizar e estimular o artesanato local, o encontro contou com feiras, shows e uma série de cursos, como: bordados, flores desidratadas, cerâmica e biojoias.
Mesmo com o tempo frio o evento foi um sucesso! Além dos cursos, a partir das 19h, a Feira Criativa contou com praça de alimentação e uma diversidade de barracas de bebidas, salgados, pipoca, algodão doce, vinhos quentes e comidas típicas do mês de junho; exposição e comercialização de artesanatos como tapetes, bolsas, panos e uma diversidade de peças em crochê, e, ainda, apresentações culturais, no dia 16 com participação dos alunos do IF Goiano e dia 17 dos alunos da Cerâmica Boa Nova Professor Carlinhos e Marilda, além de shows ao vivo com Maria Eduarda Violeira, Carlinhos P.O.BOX e Vittor Carvalho.
Presente no evento, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdinha Perfeito, destacou a força e a história do artesanato ipamerino, que a cada dia ganha mais espaço no estado e no país. “Hoje somos referência em Goiás e no Brasil. Nossa arte avança com nomes e formas e para nós é uma satisfação incentivar a cultura do artesanato. Agradecemos o prefeito Jânio Pacheco, os artesão e comerciantes presentes, e claro a parceria do Sebrae, que nos ajudou na idealização de todo o projeto”, destacou Lourdinha ao lado da gestora estadual do artesanato pelo SEBRAE, Daniela Caixeta.
As mestres artesãs Aparecida Neires, bordadeira; Alda Assis Lima, biojoias; Hilda Freira, cerâmicas e Ivanilde Reis, que se dedica arte da desidratação de flores do cerrado, foram as responsáveis por ministrar os cursos.