
O início de junho promete ser marcado por chuvas concentradas em boa parte do Sudeste devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera. Há previsão de chuva isolada no sul gaúcho com a aproximação de uma nova frente fria, porém ela passará de forma muito costeira, não trazendo chuva para as demais áreas da região Sul.
Há a ocorrência de chuva volumosa ainda no litoral de Sergipe e Alagoas devido às ondas de leste, bem como a previsão de chuva intensa na faixa oeste do Amazonas devido à atuação de instabilidades tropicais. Nas demais áreas do Brasil, o tempo seco deve predominar.
Segundo o Climatempo, não se pode descartar a chance de precipitação invernal nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. Além disso, o ar frio terá força para avançar sobre várias áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste podendo chegar ao Acre e a Rondônia, causando o fenômeno da friagem.
A primeira frente fria forte de junho só deve começar a influenciar o Brasil no fim da primeira quinzena do mês. A segunda frente fria deve passar pelo país pouco depois do solstício de inverno, que ocorre no dia 21 de junho. A terceira frente fria está prevista para o fim de junho.