O apóstolo João afirmou em 1 João 4.2: “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”
O tema que João desenvolve são os “falsos profetas”. Ele ensinou no versículo 1 sobre a necessidade de não crer neles e prová-los. João afirma: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”
João vai adiante. Ele não só quer que saibamos como reconhecer os “falsos profetas” e seus ensinos mentirosos, mas ele quer que tenhamos discernimento quanto à verdade.
João revela no texto, a senha para se conhecer a verdade. A senha é o conteúdo sobre Jesus de Nazaré como o Messias, o Salvador; Aquele que sendo Deus, tornou-se um homem e viveu entre nós.
Há vários títulos para o Espírito Santo no Novo Testamento. Mas um deles é o “Espírito da Verdade”. Em João 14.17 e 16.13, Jesus mesmo prometeu que, depois da ressurreição, o Espírito Santo guiaria os discípulos “em toda verdade”.
Assim, se você conhece a Jesus como seu Senhor e Salvador, o Espírito Santo o guia e o capacita a compreender a verdade, pois Ele sempre lhe conduzirá através da Palavra Deus — que Ele mesmo a inspirou — para que você tenha o conhecimento de quem o Senhor Jesus é e o que Ele fez.
A senha para você conhecer a verdade é sempre sobre o conteúdo correto de ensino sobre a pessoa do Senhor Jesus.
Portanto, se você está abraçando outro ensino, esteja certo que esse ensino não vem do Espírito de Deus, e tristemente você ainda continua sendo enganado por “falsos profetas”.
Tenha um bom dia!
Excelente final de semana!
Shalom! Shalom!