Governo de Goiás promove turismo na Chapada das Emas

Governo de Goiás promove turismo na Chapada das Emas

Nova região turística do Estado, que contempla 10 municípios do Sudoeste goiano, abriga Parque Nacional das Emas e é referência em ecoturismo e turismo de aventura

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), vai atuar na promoção da mais nova região turística do Estado: a Chapada das Emas. A formação da 11ª região no Mapa do Turismo contempla 10 municípios do Sudoeste goiano: Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Doverlândia, Caiapônia, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Mineiros, Serranópolis e Chapadão do Céu. O ato foi formalizado entre representantes das prefeituras, que criaram o Fórum Regional da Chapada das Emas.

A região abriga atrativos como o Parque Nacional das Emas, declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco e uma das poucas unidades de conservação onde se pratica o turismo de aventura, como boia cross, rafting e safári. O local também é muito procurado pelos praticantes de birdwatching e os demais amantes do ecoturismo que buscam maior contato com a natureza preservada.

Os municípios integrantes possuem características similares, além de identidade histórica e geográfica, que facilitam a cooperação entre eles e potencializam o desenvolvimento regional. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, esse agrupamento em uma nova região é positivo para a promoção dos destinos e para a realização das ações da pasta voltadas aos municípios do Sudoeste do Estado. “Vamos levar esses atrativos para as maiores feiras nacionais e internacionais do setor”, acrescentou.

O interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo em Goiás, Luciano Guimarães, destacou que a Chapada das Emas pode despontar no cenário nacional. “São muitos atrativos que ficam nas divisas entre Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa região tem tudo para se destacar entre os principais destinos do país, assegurou”.

Leia mais  Iris infinitamente

Atrativos
A Região Chapada das Emas é atravessada por afluentes do Rio Paranaíba e do Rio Araguaia e termina na Serra do Caiapó. A altitude pode chegar a 1050 metros e o local possui sítios arqueológicos com mais de 11 mil anos, além de paredões de arenito onde se encontram pinturas rupestres. Em meio à natureza preservada, o Parque Nacional das Emas é marcado pela bioluminescência que ocorre em cupins espalhados pela vegetação, fenômeno que pode ser observado em passeio de carro.

O birdwatching é uma opção para os amantes de aves. Já o cicloturismo, boia cross e o passeio de bote inflável integram o turismo de aventura na região. Outra opção para o visitante é o Cânion do Rio Araguaia, onde é possível praticar rafting ou canoagem, navegando por corredeiras. Os saltos Paraguassu e São Domingos e as cachoeiras Santa Helena e Couto Magalhães também fazem parte dos atrativos do Sudoeste goiano.

Além das belezas naturais, a região oferece eventos de manifestações culturais e elementos da gastronomia goiana, como a produção de pamonha, queijo cabacinha, baru, frango com guariroba, rapaduras e doce de leite.

Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16577