
Nesta quarta-feira (29), colaboradores da concessionária receberam um treinamento teórico e prático
A Águas de Ipameri adquiriu geofones eletrônicos de alta sensibilidade, que devem ser utilizados para detectar vazamentos nas redes de distribuição de água. Os aparelhos tem como objetivo intensificar o controle de perdas no abastecimento de água, que se caracteriza por meio da diferença do volume da água tratada, colocada à disposição para a população e registrado nos hidrômetros dos consumidores finais.
Para utilizar o equipamento, nesta quarta-feira (29), colaboradores da concessionária receberam um treinamento teórico e prático. Durante o curso, foram abordados os aspectos operacionais do equipamento, assim como temas relacionados a perdas de água, indicadores de desempenho, macromedição, automação e telemetria, setorização, entre outros.
Os assuntos abordados são importantes para que os envolvidos com o trabalho de geofonamento tenham uma percepção do grande trabalho que envolve o combate das perdas de água.
As perdas de água podem ser reais ou físicas, quando decorrentes de vazamentos no sistema de distribuição e aparentes ou comerciais, nos casos de ligações clandestinas, hidrômetros antigos e falhas no cadastro de consumidores.
O gerente da Águas de Ipameri, Antônio Granado, ressaltou a importância do investimento e da capacitação dos profissionais.
“A Águas de Ipameri quer reduzir para o mínimo o índice de perdas no município, por isso estamos investindo em tecnologias para localização de fugas nos sistemas subterrâneos. O novo aparelho irá auxiliar na hora de detectar o vazamento e vai evitar maiores desgastes nas redes que prejudicam o abastecimento de água. Os investimentos e a capacitação constante é necessário para que possamos prestar um serviço com qualidade e eficiência para toda a população”, concluiu.
Ascom – Águas de Ipameri

